Educação popular no associativismo contemporâneo: ressignificação ou crise de identidade?
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art02Palavras-chave:
Educação Popular. Associativismo Civil. Projeto Societário. Emancipação Humana.Resumo
O estudo analisa os desafios da educação popular no associativismo civil contemporâneo a partir do debate teórico que defende a sua "refundamentação" no contexto dos anos 1990 e das teorias que, contrariamente, veem nesse processo uma crise de identidade dessa práxis educativa. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica em que são abordados os elementos histórico-conceituais e teórico-metodológicos da educação popular. Em seguida, procedeu-se um estudo de caso efetivado por meio de questionários, observação, entrevistas e análise documental junto a uma associação civil do Sertão Alagoano, entre outubro de 2009 e dezembro de 2011. Constatou-se que o processo educativo ali desenvolvido enfrenta muitos dos desafios limitadores da educação popular em uma perspectiva emancipadora, entre os quais as precárias condições de trabalho dos educadores e a falta de uma articulação entre suas bandeiras diversificadas e um projeto societário para além do aperfeiçoamento da ordem vigente.
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