Educação popular no associativismo contemporâneo: ressignificação ou crise de identidade?

Autores

  • Valci Melo Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art02

Palavras-chave:

Educação Popular. Associativismo Civil. Projeto Societário. Emancipação Humana.

Resumo

O estudo analisa os desafios da educação popular no associativismo civil contemporâneo a partir do debate teórico que defende a sua "refundamentação" no contexto dos anos 1990 e das teorias que, contrariamente, veem nesse processo uma crise de identidade dessa práxis educativa. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica em que são abordados os elementos histórico-conceituais e teórico-metodológicos da educação popular. Em seguida, procedeu-se um estudo de caso efetivado por meio de questionários, observação, entrevistas e análise documental junto a uma associação civil do Sertão Alagoano, entre outubro de 2009 e dezembro de 2011. Constatou-se que o processo educativo ali desenvolvido enfrenta muitos dos desafios limitadores da educação popular em uma perspectiva emancipadora, entre os quais as precárias condições de trabalho dos educadores e a falta de uma articulação entre suas bandeiras diversificadas e um projeto societário para além do aperfeiçoamento da ordem vigente. 

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Biografia do Autor

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas; graduando em Ciências Sociais, também pela UFAL, e professor de Ensino Fundamental 1 na rede pública municipal de São José da Tapera, Sertão Alagoano.

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Publicado

30-08-2016

Como Citar

MELO, V. Educação popular no associativismo contemporâneo: ressignificação ou crise de identidade?. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 26–43, 2016. DOI: 10.14393/rep-v15n12016-art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31669. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais