A educação popular como um saber de experiência

Autores

  • Débora Alves Feitosa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art03

Palavras-chave:

Educação Popular. Cotidiano. Experiência. Saber de Experiência.

Resumo

Tomando como referência pesquisa realizada em uma unidade de separação de resíduos sólidos em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na qual se descreve o cotidiano de um galpão de separação, identificando os saberes produzidos nas relações de trabalho e convivência entre as trabalhadoras, apresenta-se, neste artigo, uma discussão sobre educação popular compreendida enquanto saber de experiência. A investigação foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, a partir da descrição do local e dos fatos observados, tendo o cotidiano como tecido social no qual se identificou um modo de agir enraizado no senso comum e a partir das ocorrências que afetam os sujeitos, sistematizando, assim, um saber de experiência, uma prática identificada como educação popular. 

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Biografia do Autor

Débora Alves Feitosa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; membro do Grupo interinstitucional de Estudo e Pesquisa Educação e Gestão do Cuidado; professora adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-Centro de Formação de Professores (UFRB/CFP), atuando na graduação e no mestrado profissional em Educação do Campo. Coordena subprojeto de educação Infantil no Programa de Iniciação à Docência-PIBID.

 

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Publicado

30-08-2016

Como Citar

ALVES FEITOSA, D. A educação popular como um saber de experiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 44–55, 2016. DOI: 10.14393/rep-v15n12016-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31517. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais