Educação popular em saúde na abordagem sobre drogas com adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-rel02

Palavras-chave:

Educação Popular em Saúde. Saúde do Adolescente. Drogas.

Resumo

Este texto relata ações de educação popular em saúde na prevenção do uso indevido de drogas por adolescentes. Tais intervenções foram promovidas pelo Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde Redes de Atenção), especificamente na Rede de Atenção Psicossocial, vivenciadas por um acadêmico de Educação Física. As atividades foram realizadas em uma escola de ensino médio da rede pública de ensino de Sobral, Ceará, durante o primeiro semestre de 2014. Utilizou-se como método pedagógico o Círculo de Cultura de Paulo Freire, em que foram trabalhados temas advindos da fala dos educandos, como corpo, liberdade e violência, a fim de gerar reflexões mais abrangentes, voltadas ao contexto dos adolescentes, para, então, discutir sobre consequências do uso de drogas nesses contextos. A educação popular em saúde mostrou-se importante na abordagem sobre drogas, na prevenção de seu uso e na promoção de atitudes saudáveis. Conclui-se, também, que a experiência vivida agregou um valor acadêmico e profissional, proporcionando uma vivência diferenciada da grade curricular, mostrando outras possibilidades de atuação do profissional de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Cleano Mesquita Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará.

Acadêmico do Curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Sobral, CE.

João Henrique Vasconcelos Cavalcante, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará.

Enfermeiro graduado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

André Luis Façanha da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará.

Educador Físico graduado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Stela Lopes Soares, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará.

Educadora Física graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Referências

ALMEIDA FILHO A. J. et al. O adolescente e as drogas: consequências para a saúde. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, p. 605-610, dez. 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de educação popular em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014.

______. Portaria Gabinete do Ministro Nº 2.761, de 19 de novembro de 2012. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema

______. Portaria Interministerial Nº 421, de 3 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 3 mar. 2010.

CAVALCANTE, M. B. P. T.; ALVES, M. D. S.; BARROSO M. G. T. Adolescência, álcool e drogas: uma revisão na perspectiva da promoção da saúde. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 555-559, set. 2008.

FERREIRA, M. A. A. Educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 205-211, abr./jun. 2006.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002a.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002b.

FREITAS, F. F.; BRASIL, F. K.; SILVA, C. L. Práticas corporais e saúde novos olhares. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 27, n. 3, p. 169-183, 2006.

LAZZAROTTI FILHO A. et al. O termo práticas corporais na literatura científica brasileira e sua repercussão no campo da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 11-29, jan.-mar. 2010.

LAZZAROTTI FILHO, A.; BANDEIRA, L. B.; JORGE A.C. A educação do corpo em ambientes educacionais. Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 141-161, jul.-dez. 2005.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MENDES, M. B. I. S. et al. Reflexões sobre corpo, saúde e doença em Merleau-Ponty: implicações para práticas inclusivas. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1587-1609, 2014.

MIRANDA K. C. L.; BARROSO M. G.T. A contribuição de Paulo Freire à prática e educação crítica em enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 4, p. 631-635, jul.-ago. 2004.

OLIVEIRA, D. L. A

PALUDO, C. Educação popular em busca de alternativas: uma leitura desde o campo democrático popular. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001.

PEDROSA J. I. S. Educação Popular no Ministério da Saúde: identificando espaços e referências. In: BRASIL. Caderno de educação popular e saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2007.

ROEHRS, H.; LENARDT, M. H.; MAFTUM, M. A. Práticas culturais familiares e o uso de drogas psicoativas pelos adolescentes: reflexão teórica. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v.12, n. 2, p. 353-357, jun. 2008.

SAMPAIO, T. M. V. Tecendo cultura com mediações que unem corpo, saúde e lazer. Movimento, Porto Alegre, v. 12, n. 3, p. 73-96, set./dez. 2006.

SCHENKER M.; MINAYO M. C. S. Fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência. Revista Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 707-711, 2005.

SILVA, A. M.; DAMIANI, I. Práticas corporais: gênese de um movimento investigativo em Educação Física. Florianópolis: Nauemblu Ciência & Arte, 2005.

VASCONCELOS, E. M. Redefinindo as práticas de saúde a partir de experiências de educação popular nos serviços de saúde. Interface, Belo Horizonte, v. 8, p. 121-126, 2001.

VASTERS G. P; PILLON S. C. O uso de drogas por adolescentes e suas percepções sobre adesão e abandono de tratamento especializado. Revista Latino-Americana Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 2, mar.-abr. 2011.

ZEITOUNE, R. C. G. et al. O conhecimento de adolescentes sobre drogas lícitas e ilícitas: uma contribuição para a enfermagem comunitária. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v.16, n.1, p. 57- 63, jan.-mar. 2012.

Downloads

Publicado

07-03-2016

Como Citar

MESQUITA VASCONCELOS, A. C.; VASCONCELOS CAVALCANTE, J. H.; FAÇANHA DA SILVA, A. L.; LOPES SOARES, S. Educação popular em saúde na abordagem sobre drogas com adolescentes. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 180–191, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31092. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência