O cotidiano escolar na visão de professoras da educação do campo na região leste do estado de Mato Grosso do Sul: um estudo de caso

Autores

  • Kelly Cardoso Brasil Rede municipal ensino de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul
  • Valdeci Luiz Fontoura dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art06

Palavras-chave:

Prática Docente, Políticas Públicas, Educação do Campo.

Resumo

Este texto objetiva identificar práticas docentes de educação do/no campo, com foco na relação entre o currículo proposto e o cotidiano desse ambiente. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, desenvolvida por meio de estudo de caso, tendo como sujeitos professoras atuantes em escola do campo, visando responder à seguinte questão: quais determinações legais são efetivamente aplicadas nessa escola do campo? Na primeira parte do texto, busca-se conceituar educação do campo; na segunda, descrevem-se os resultados do estudo de caso, decorrentes do questionário aplicado a duas dessas professoras. A análise dos dados mostra o quanto ainda as políticas públicas devem avançar em relação aos modelos específicos nos currículos da educação do campo. Segue-se um currículo pronto, planejado a partir de um modelo urbano, sem considerar a realidade dos alunos moradores do campo. Percebe-se, ainda, a falta de conhecimento sobre o conceito de educação do campo. Dessa forma, emerge um vazio em tais currículos, que não partem de um contexto específico para a realidade existente, resultando no desenvolvimento de práticas desvinculadas da demanda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cardoso Brasil, Rede municipal ensino de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul

Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; professora alfabetizadora na rede municipal ensino de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul.

Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista

Referências

ALMEIDA, R. A. A questão agrária na contemporaneidade e os desafios do movimento camponês no Brasil. In: SEMANA DE GEOGRÁFIA DA UNEMAT (SEMAGEO), 9., 2008, Cáceres. Anais... Cáceres/MT: Unemat, 2008.

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BELTRAME, S. A. B.; ZANCANELLA, Y. Os desafios da formação dos educadores que atuam no campo. Revista Educação, Santa Maria, Ano 1, v. 33, p. 141-156, jan./abr. 2008.

BRASIL. K. C. A educação do campo no leste de Mato Grosso do Sul: o cotidiano escolar na visão de professoras. Campo Grande: Editora da UFMS, 2014.

BRASIL. K. C. Histórias de formação em magistério: em foco, a escola estadual

BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Brasília, DF, 2002.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BREITENBACH, F. V. A educação do campo no Brasil: uma história que se escreve entre avanços e retrocessos. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, Ano XI, n. 121, p. 116-123, 2011

CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais que escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000a.

______. A escola do campo em movimento. Currículo sem fronteiras, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 60-81, jan./jun. 2003.

FERNANDES, B. M., CERIOLI, P., CALDART, R. S. Conferência nacional

______. Diretrizes de uma caminhada. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

______. Os campos da pesquisa em educação do campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, M. C. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

FERREIRA, F. de J.; BRAND

GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D., NASCIMENTO, A. R. do. (Org.). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009.

GON

GUIMAR

KUDLAVICZ, M.; ALMEIDA, R. Abrindo caminhos para uma educação que valoriza os saberes do homem e da mulher do campo. Campo Grande: Editora da UFMS, 2008.

LEITE, S. C. Escola rural: urbanizações e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

LOPES, R. M. G. P. Concepções pedagógicas e emancipação humana: um estudo crítico. In: PIMENTA, S. G. et al. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MAGALH

OLIVEIRA, A. U. de. Barbárie e modernidade: as transformações no campo e o agronegócio no Brasil. Terra Livre, São Paulo, Ano 19, v. 2, n. 21, 2003.

PEREIRA, J. H. do V.; ALMEIDA, R. A. de. (Org.). Educação no/do campo em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2008.

RANGEL, M. A diversidade e a reivindicação de direitos nos movimentos sociais. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 19, n. 34, p. 39-47, jul./dez. 2010.

SANTOS, R. B. Histórico da educação do campo no Brasil. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCA

WERLE, F. O. C. (Org.). Educação rural em perspectiva internacional: instituições, práticas e formação de professor. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.

Downloads

Publicado

07-03-2016

Como Citar

CARDOSO BRASIL, K.; FONTOURA DOS SANTOS, V. L. O cotidiano escolar na visão de professoras da educação do campo na região leste do estado de Mato Grosso do Sul: um estudo de caso. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 70–82, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-art06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30246. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais