O cotidiano escolar na visão de professoras da educação do campo na região leste do estado de Mato Grosso do Sul: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art06Palavras-chave:
Prática Docente, Políticas Públicas, Educação do Campo.Resumo
Este texto objetiva identificar práticas docentes de educação do/no campo, com foco na relação entre o currículo proposto e o cotidiano desse ambiente. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, desenvolvida por meio de estudo de caso, tendo como sujeitos professoras atuantes em escola do campo, visando responder à seguinte questão: quais determinações legais são efetivamente aplicadas nessa escola do campo? Na primeira parte do texto, busca-se conceituar educação do campo; na segunda, descrevem-se os resultados do estudo de caso, decorrentes do questionário aplicado a duas dessas professoras. A análise dos dados mostra o quanto ainda as políticas públicas devem avançar em relação aos modelos específicos nos currículos da educação do campo. Segue-se um currículo pronto, planejado a partir de um modelo urbano, sem considerar a realidade dos alunos moradores do campo. Percebe-se, ainda, a falta de conhecimento sobre o conceito de educação do campo. Dessa forma, emerge um vazio em tais currículos, que não partem de um contexto específico para a realidade existente, resultando no desenvolvimento de práticas desvinculadas da demanda.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. A. A questão agrária na contemporaneidade e os desafios do movimento camponês no Brasil. In: SEMANA DE GEOGRÁFIA DA UNEMAT (SEMAGEO), 9., 2008, Cáceres. Anais... Cáceres/MT: Unemat, 2008.
ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
BELTRAME, S. A. B.; ZANCANELLA, Y. Os desafios da formação dos educadores que atuam no campo. Revista Educação, Santa Maria, Ano 1, v. 33, p. 141-156, jan./abr. 2008.
BRASIL. K. C. A educação do campo no leste de Mato Grosso do Sul: o cotidiano escolar na visão de professoras. Campo Grande: Editora da UFMS, 2014.
BRASIL. K. C. Histórias de formação em magistério: em foco, a escola estadual
BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Brasília, DF, 2002.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BREITENBACH, F. V. A educação do campo no Brasil: uma história que se escreve entre avanços e retrocessos. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, Ano XI, n. 121, p. 116-123, 2011
CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais que escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000a.
______. A escola do campo em movimento. Currículo sem fronteiras, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 60-81, jan./jun. 2003.
FERNANDES, B. M., CERIOLI, P., CALDART, R. S. Conferência nacional
______. Diretrizes de uma caminhada. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
______. Os campos da pesquisa em educação do campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, M. C. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
FERREIRA, F. de J.; BRAND
GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D., NASCIMENTO, A. R. do. (Org.). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009.
GON
GUIMAR
KUDLAVICZ, M.; ALMEIDA, R. Abrindo caminhos para uma educação que valoriza os saberes do homem e da mulher do campo. Campo Grande: Editora da UFMS, 2008.
LEITE, S. C. Escola rural: urbanizações e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.
LOPES, R. M. G. P. Concepções pedagógicas e emancipação humana: um estudo crítico. In: PIMENTA, S. G. et al. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MAGALH
OLIVEIRA, A. U. de. Barbárie e modernidade: as transformações no campo e o agronegócio no Brasil. Terra Livre, São Paulo, Ano 19, v. 2, n. 21, 2003.
PEREIRA, J. H. do V.; ALMEIDA, R. A. de. (Org.). Educação no/do campo em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2008.
RANGEL, M. A diversidade e a reivindicação de direitos nos movimentos sociais. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 19, n. 34, p. 39-47, jul./dez. 2010.
SANTOS, R. B. Histórico da educação do campo no Brasil. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCA
WERLE, F. O. C. (Org.). Educação rural em perspectiva internacional: instituições, práticas e formação de professor. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.