O cotidiano escolar na visão de professoras da educação do campo na região leste do estado de Mato Grosso do Sul: um estudo de caso

Autores

  • Kelly Cardoso Brasil Rede municipal ensino de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul
  • Valdeci Luiz Fontoura dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art06

Palavras-chave:

Prática Docente, Políticas Públicas, Educação do Campo.

Resumo

Este texto objetiva identificar práticas docentes de educação do/no campo, com foco na relação entre o currículo proposto e o cotidiano desse ambiente. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, desenvolvida por meio de estudo de caso, tendo como sujeitos professoras atuantes em escola do campo, visando responder à seguinte questão: quais determinações legais são efetivamente aplicadas nessa escola do campo? Na primeira parte do texto, busca-se conceituar educação do campo; na segunda, descrevem-se os resultados do estudo de caso, decorrentes do questionário aplicado a duas dessas professoras. A análise dos dados mostra o quanto ainda as políticas públicas devem avançar em relação aos modelos específicos nos currículos da educação do campo. Segue-se um currículo pronto, planejado a partir de um modelo urbano, sem considerar a realidade dos alunos moradores do campo. Percebe-se, ainda, a falta de conhecimento sobre o conceito de educação do campo. Dessa forma, emerge um vazio em tais currículos, que não partem de um contexto específico para a realidade existente, resultando no desenvolvimento de práticas desvinculadas da demanda.

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Biografia do Autor

Kelly Cardoso Brasil, Rede municipal ensino de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul

Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; professora alfabetizadora na rede municipal ensino de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul.

Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista

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Publicado

07-03-2016

Como Citar

CARDOSO BRASIL, K.; FONTOURA DOS SANTOS, V. L. O cotidiano escolar na visão de professoras da educação do campo na região leste do estado de Mato Grosso do Sul: um estudo de caso. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 70–82, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-art06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30246. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais