O cotidiano escolar na visão de professoras da educação do campo na região leste do estado de Mato Grosso do Sul: um estudo de caso

Authors

  • Kelly Cardoso Brasil Rede municipal ensino de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul
  • Valdeci Luiz Fontoura dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art06

Keywords:

Prática Docente, Políticas Públicas, Educação do Campo.

Abstract

Este texto objetiva identificar práticas docentes de educação do/no campo, com foco na relação entre o currículo proposto e o cotidiano desse ambiente. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, desenvolvida por meio de estudo de caso, tendo como sujeitos professoras atuantes em escola do campo, visando responder à seguinte questão: quais determinações legais são efetivamente aplicadas nessa escola do campo? Na primeira parte do texto, busca-se conceituar educação do campo; na segunda, descrevem-se os resultados do estudo de caso, decorrentes do questionário aplicado a duas dessas professoras. A análise dos dados mostra o quanto ainda as políticas públicas devem avançar em relação aos modelos específicos nos currículos da educação do campo. Segue-se um currículo pronto, planejado a partir de um modelo urbano, sem considerar a realidade dos alunos moradores do campo. Percebe-se, ainda, a falta de conhecimento sobre o conceito de educação do campo. Dessa forma, emerge um vazio em tais currículos, que não partem de um contexto específico para a realidade existente, resultando no desenvolvimento de práticas desvinculadas da demanda.

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Author Biographies

  • Kelly Cardoso Brasil, Rede municipal ensino de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul
    Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; professora alfabetizadora na rede municipal ensino de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul.
  • Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista

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Published

2016-03-07

How to Cite

CARDOSO BRASIL, Kelly; FONTOURA DOS SANTOS, Valdeci Luiz. O cotidiano escolar na visão de professoras da educação do campo na região leste do estado de Mato Grosso do Sul: um estudo de caso. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 70–82, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-art06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30246. Acesso em: 21 may. 2025.