"Plantando sonhos": serviço de convivência e inclusão produtiva do CRAS

Autores

  • Bruno Ricardo Bérgamo Florentino Universidade Federal de São João Del Rei
  • Angra dos Reis Florentino Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-rel01

Palavras-chave:

CRAS, PAIF, Serviço, Convivência, Horta Comunitária

Resumo

O atual contexto da política de assistência social, assinalado por um expressivo investimento na expansão e integração entre serviços e benefícios socioassistenciais, produz impactos nas relações sociais e, por conseguinte, no cotidiano das famílias acompanhadas pelos equipamentos públicos, sobretudo o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), responsável pela prevenção de vulnerabilidades sociais e promoção das famílias e do território. Nessa direção, o presente texto consiste no relato de experiência da proposta intitulada "Plantando Sonhos", que representa uma estratégia de implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com um grupo de mulheres em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, que já estavam em acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Desse modo, o relato destaca as diretrizes dos serviços, realiza uma breve contextualização do município e das razões que levaram à implantação da proposta, bem como os principais resultados alcançados por ele. 

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Biografia do Autor

Bruno Ricardo Bérgamo Florentino, Universidade Federal de São João Del Rei

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei; Secretario Municipal de Assistência Social de Coronel Xavier Chaves, Minas Gerais. 

Angra dos Reis Florentino, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Pedagoga; coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Resende Costa, Minas Gerais.

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Publicado

07-03-2016

Como Citar

BÉRGAMO FLORENTINO, B. R.; DOS REIS FLORENTINO, A. "Plantando sonhos": serviço de convivência e inclusão produtiva do CRAS. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 165–179, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/29686. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência