EDUCAÇÃO POPULAR TRABALHADA EM OFICINAS DE SAÚDE: A SEXUALIDADE DURANTE O ADOLESCER

Autores

  • Gabriela Fávero Alberti Universidade Federal de Santa Maria
  • Cléton Salbego Universidade Federal de Santa Maria
  • Sandra Ost Rodrigues Martins Carvalho Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões (Campus Santiago)
  • Dirceu Luiz Alberti Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões (Campus Santiago)

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n12014-art06

Palavras-chave:

Educação Popular, Sexualidade, Adolescentes, Educação em Saúde.

Resumo

A oficina, caracterizada pelo trabalho em grupo, é considerada como um dos dispositivos pedagógicos que dinamizam o processo ensino-aprendizagem e estimulam o comprometimento criativo de seus integrantes. Objetiva relatar vivências acadêmicas que permearam as práticas de educação popular em saúde, desenvolvidas por meio de oficinas direcionadas a adolescentes, sobre a temática sexualidade. O projeto Comunidade Saudável caracteriza-se como um conjunto de atividades que se articulam e atuam cooperativamente, tomando como pressuposto básico, em suas ações, a busca da transformação social forjada nas relações dialógicas. Este relato de experiência utilizou como método envolver a dimensão participativa e dialógica embasada nos referenciais teóricos de Paulo Freire, a partir da execução de uma oficina com adolescentes mediada por acadêmicos de Enfermagem e Psicologia. A dinâmica escolhida para conduzir o diálogo foi "Jogos dos mitos e da realidade", enfatizando a temática da sexualidade. As ações de educação popular em saúde, numa perspectiva dialógica, emancipadora, participativa, criativa e que contribua para a autonomia do usuário, dizem respeito à condição de sujeito de direitos e autor de sua trajetória de vida. Coloca-se em destaque que a ideia de oficina, o planejamento das dinâmicas e a participação ativa de acadêmicos - sujeitos em formação - contribuíram para incentivar a transformação das tradicionais práticas de educação em saúde e repensar novas práticas que garantam a superação das situações dos limites existentes, empecilhos para uma melhor qualidade de vida.

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Biografia do Autor

Gabriela Fávero Alberti, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria. Representante do Coletivo IntenSUS

Dirceu Luiz Alberti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões (Campus Santiago)

Mestre em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

25-06-2014

Como Citar

ALBERTI, G. F.; SALBEGO, C.; CARVALHO, S. O. R. M.; ALBERTI, D. L. EDUCAÇÃO POPULAR TRABALHADA EM OFICINAS DE SAÚDE: A SEXUALIDADE DURANTE O ADOLESCER. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 75–81, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n12014-art06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24871. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais