CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE

Autores

  • Dalma Persia Nelly Alves Nunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Leticia Rodrigues de Castro Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-art04

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Contribuições freirianas, Alfabetização.

Resumo

A educação apresenta um papel importante nos processos de humanização das relações entre os indivíduos e de transformação da realidade social. Podemos considerar que a alfabetização é um processo que envolve a identidade de cada indivíduo para a construção da identidade social, um ato político, de conhecimento, um ato criador. Este trabalho trata de uma investigação na qual apresentamos as contribuições da perspectiva freiriana na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de alfabetização e reconhecimento da identidade dos educandos. Objetivamos apresentar as considerações acerca das contribuições de Paulo Freire, no processo de alfabetização e reconhecimento da identidade dos educandos, durante atividades desenvolvidas no projeto proposto para a EJA em espaços não escolares. A pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, na medida em que aponta para a necessidade do pesquisador em investigar o objeto de estudo, com enfoque no processo, e, ainda, na observação participante como possibilidade de fundamentação em dados fixados nas interações interpessoais. Essa discussão nos permite refletir, construir e reconstruir saberes e competências sobre as práticas não escolares da EJA e o acesso a vários conhecimentos, que serão importantes na atuação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalma Persia Nelly Alves Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é aluna de pós-graduação lato sensu pela mesma instituição, e atua como professora na educação básica

Leticia Rodrigues de Castro, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é aluna especial de pós-graduação strictu sensu pela mesma instituição, e atua como estagiária no Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae).

Downloads

Publicado

27-06-2013

Como Citar

PERSIA NELLY ALVES NUNES, D.; RODRIGUES DE CASTRO, L. CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n12013-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20305. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais