CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-art04Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Contribuições freirianas, Alfabetização.Resumo
A educação apresenta um papel importante nos processos de humanização das relações entre os indivíduos e de transformação da realidade social. Podemos considerar que a alfabetização é um processo que envolve a identidade de cada indivíduo para a construção da identidade social, um ato político, de conhecimento, um ato criador. Este trabalho trata de uma investigação na qual apresentamos as contribuições da perspectiva freiriana na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de alfabetização e reconhecimento da identidade dos educandos. Objetivamos apresentar as considerações acerca das contribuições de Paulo Freire, no processo de alfabetização e reconhecimento da identidade dos educandos, durante atividades desenvolvidas no projeto proposto para a EJA em espaços não escolares. A pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, na medida em que aponta para a necessidade do pesquisador em investigar o objeto de estudo, com enfoque no processo, e, ainda, na observação participante como possibilidade de fundamentação em dados fixados nas interações interpessoais. Essa discussão nos permite refletir, construir e reconstruir saberes e competências sobre as práticas não escolares da EJA e o acesso a vários conhecimentos, que serão importantes na atuação docente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.