O CORPO E A CAPOEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSTAS

Autores

  • Carolina Alvim Scarabucci de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-art07

Palavras-chave:

Educação Popular, Lei 10639/03, cultura afro-brasileira, corporeidade, capoeira

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa interdisciplinar, apresentada como requisito obrigatório para a titulação de especialista em Docência na Diversidade pela Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, no ano de 2010, sob as temáticas da capoeira e da corporeidade, visando à aplicação da Lei 10.639/03 no contexto escolar, por meio de uma abordagem inserida na prática de sala de aula, em uma das inúmeras (e possíveis) soluções de incorporarmos, efetivamente, no currículo, a cultura afro-brasileira. São trazidos, no desenvolver da leitura, os conceitos de corpo até a contemporaneidade, definindo o desenrolar dessa perspectiva com base em Merleau Ponty, onde ele (o corpo) é, ao mesmo tempo, atuante e meio de contato e comunicação com o mundo. Nesta perspectiva, traçaram-se as variantes de conceito e prática na capoeira e como essa proposta poderia ser conexa com outras disciplinas, assim como os resultados advindos com a incorporação sugerida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Alvim Scarabucci de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Arte Educadora formada pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIUBE e em Docência pela Diversidade na Educação Básica pela Universidade Federal de Uberlândia, Membro da ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia, Membro do GEPPE - Grupo de estudo em Psicopedagogia Escolar da UFU, docente em artes visuais da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

27-06-2013

Como Citar

ALVIM SCARABUCCI DE OLIVEIRA, C. O CORPO E A CAPOEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSTAS. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n12013-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20294. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais