Razão e identidade: um estudo sobre a história e a reprodução ideológica da cultura popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2012-20276Palavras-chave:
Cultura PopularResumo
Neste trabalho, procuramos realizar uma revisão bibliográfica sobre o conceito de cultura popular. Dentro dessa temática, analisamos como o Estado, historicamente, manipula o popular para reafirmar o seu status quo. Desde a Europa do século XVI aos dias atuais no Brasil, este conceito não é apenas antropológico, mas também político. Objetivando compreender o que é a cultura popular, e as interpretações dadas à mesma pela ciência, pelo Estado e pela sociedade, realizamos, simultaneamente, uma visita aos processos históricos de rupturas sociopolíticas, aos folcloristas e à antropologia no período abordado. A compreensão atual sobre cultura abarca a diversidade de suas representações nos estudos sobre as suas formas de manifestação. Povos diferentes formulam configurações diversas de interpretar, de objetivar e de significar as suas vidas no mundo - refletidos na organização política, econômica e social interna.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Maria das Graças Campolina Cunha, Maristela Corrêa Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.