A educação de jovens e adultos e o processo de democratização da gestão escolar em uma escola da rede pública municipal de Maceió/AL

Autores

  • Javan Sami Araújo dos Santos
  • Eliclaudia Nunes de Lima
  • Edna Cristina do Prado

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2011-20268

Resumo

O trabalho ora apresentado parte de estudos bibliográficos e documentais, visitas, observações e entrevista com os segmentos escolares: equipe gestora, professores e alunos, tendo como objetivo apresentar as análises da pesquisa na iniciação científica, concernente à gestão democrática relacionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede pública municipal de Maceió, Alagoas. Partindo da temática "Gestão e EJA", o desenvolvimento da pesquisa visou esclarecer como a EJA vem sendo tratada pela equipe gestora da instituição de ensino. Essa por sua vez, desdobrou-se em especificidades como: a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a participação dos jovens e adultos nas Instâncias Colegiadas. Os estudos de Paro (1996), Lück (2002), Cury (2000), Pazetto; Whittman (1999), entre outros, foram usados como referencial teórico para subsidiar a análise, uma vez que, esses autores, ao contrário da visão restrita e burocratizada de administração escolar, afirmam que a gestão escolar deve passar a ser compreendida como mecanismo coletivo de tomada de decisões pelos diversos atores sociais que compõem o cenário escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-10-2011

Como Citar

SANTOS, J. S. A. dos; LIMA, E. N. de; PRADO, E. C. do. A educação de jovens e adultos e o processo de democratização da gestão escolar em uma escola da rede pública municipal de Maceió/AL. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 10, 2011. DOI: 10.14393/REP-2011-20268. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20268. Acesso em: 10 set. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência