Leitura e produção de textos imagéticos: uma experiência formativa com jovens e adultos em assentamento do MST

Autores

  • Cristiane Fernanda Xavier Universidade Federal de Alfenas
  • Geovânia Lúcia dos Santos Universidade Federal de Alfenas
  • Luciana Resende Allain Universidade Federal de Alfenas
  • Luiz Carlos Felizardo Júnior Universidade Federal de Alfenas
  • Marcelo Hornos Steffens Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2011-20238

Palavras-chave:

Educação Popular

Resumo

O texto contém o relato da execução de um projeto de extensão criado para desenvolver oficinas de leitura e produção de textos gráficos e imagéticos, junto a pessoas jovens e adultas assentadas pelo MST. A metodologia adotada privilegiou a investigação da realidade local, o mapeamento das mídias comumente acessadas pelos assentados e os limites explicativos que eles apresentam na análise dos meios de comunicação como instrumentos de construção e legitimação de valores, crenças e modelos sociais. A criminalização do MST pela grande mídia foi o que melhor sintetizou a percepção dos assentados sobre os meios de comunicação tornando-se a base para a realização das oficinas; atividade na qual se objetivou problematizar algumas mensagens midiáticas e fomentar a produção de novos textos capazes de ratificar a dimensão educativa dos meios audiovisuais na direção de um projeto midiático inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Fernanda Xavier, Universidade Federal de Alfenas

Pedagoga e Mestre em Educação pela UFMG. Professora assistente da Universidade Federal de Alfenas

Geovânia Lúcia dos Santos, Universidade Federal de Alfenas

Graduada em História, Mestre em Educação pela UFMG e Professora assistente da Universidade Federal de Alfenas, MG

Luciana Resende Allain, Universidade Federal de Alfenas

Bióloga, Mestre em Educação pela UFMG e Professora assistente da Universidade Federal de Alfenas, MG.

Luiz Carlos Felizardo Júnior, Universidade Federal de Alfenas

Licenciado e Doutor em História pela UFMG. Professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas, MG.

Marcelo Hornos Steffens, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Química Licenciatura, Mestre em Educação pela UFMG e Membro do grupo de pesquisa Juventude e Educação na Cidade, Faculdade de Educação da UFMG.

Downloads

Publicado

14-10-2011

Como Citar

XAVIER, C. F.; SANTOS, G. L. dos; ALLAIN, L. R.; FELIZARDO JÚNIOR, L. C.; STEFFENS, M. H. Leitura e produção de textos imagéticos: uma experiência formativa com jovens e adultos em assentamento do MST. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 10, 2011. DOI: 10.14393/REP-2011-20238. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20238. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência