As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo

Autores

  • Michelle Cândida de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Antônio Cláudio Moreira Costa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2011-20145

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Neoliberalismo, Educação Infantil.

Resumo

Este texto se propõe a fazer uma reflexão sobre a relação entre as Políticas Públicas de Educação Infantil e as políticas neoliberais. Far-se-á uma retrospectiva histórica acerca do surgimento do neoliberalismo no mundo, na América Latina e no Brasil, procurando identificar quais são as principais teses defendidas por esse novo modelo econômico e como elas se materializaram especificamente na sociedade brasileira a partir da década de 1980, período marcado pelo processo de abertura política e de re-democratização do país. Na lógica neoliberal a educação passa a ser compreendida como mais uma mercadoria disponível no mercado; e aquilo que é um direito subjetivo do cidadão passa a ser encarado como uma concessão. No que se refere à educação infantil, os efeitos das políticas neoliberais se resumem em: pífios investimentos destinados a essa etapa essencial da educação básica e falta de uma política séria de formação dos profissionais que trabalham na educação infantil. Os governos defendem a educação como a única forma de garantir a governabilidade; no entanto, não é uma tarefa impossível, mas que exige a construção de um processo educativo, revestido de formação política, capaz de garantir que a sociedade consiga compreender criticamente o contexto em que está inserida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Cândida de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia, participou do Programa de Educação Tutorial - PET / Educação Física e atualmente é bolsista do PIBIC/FAPEMIG/UFU.

Antônio Cláudio Moreira Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estado Democracia e Educação.

Downloads

Publicado

14-10-2011

Como Citar

OLIVEIRA, M. C. de; COSTA, A. C. M. As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 10, 2011. DOI: 10.14393/REP-2011-20145. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20145. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais