As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo

Autores

  • Michelle Cândida de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Antônio Cláudio Moreira Costa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2011-20145

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Neoliberalismo, Educação Infantil.

Resumo

Este texto se propõe a fazer uma reflexão sobre a relação entre as Políticas Públicas de Educação Infantil e as políticas neoliberais. Far-se-á uma retrospectiva histórica acerca do surgimento do neoliberalismo no mundo, na América Latina e no Brasil, procurando identificar quais são as principais teses defendidas por esse novo modelo econômico e como elas se materializaram especificamente na sociedade brasileira a partir da década de 1980, período marcado pelo processo de abertura política e de re-democratização do país. Na lógica neoliberal a educação passa a ser compreendida como mais uma mercadoria disponível no mercado; e aquilo que é um direito subjetivo do cidadão passa a ser encarado como uma concessão. No que se refere à educação infantil, os efeitos das políticas neoliberais se resumem em: pífios investimentos destinados a essa etapa essencial da educação básica e falta de uma política séria de formação dos profissionais que trabalham na educação infantil. Os governos defendem a educação como a única forma de garantir a governabilidade; no entanto, não é uma tarefa impossível, mas que exige a construção de um processo educativo, revestido de formação política, capaz de garantir que a sociedade consiga compreender criticamente o contexto em que está inserida.

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Biografia do Autor

Michelle Cândida de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia, participou do Programa de Educação Tutorial - PET / Educação Física e atualmente é bolsista do PIBIC/FAPEMIG/UFU.

Antônio Cláudio Moreira Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estado Democracia e Educação.

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Publicado

14-10-2011

Como Citar

OLIVEIRA, M. C. de; COSTA, A. C. M. As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 10, 2011. DOI: 10.14393/REP-2011-20145. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20145. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais