Proposta de inovações metodológicas para aplicabilidade efetiva da educação ambiental na formação do cidadão consciente e do conhecimento holístico
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2011-20143Palavras-chave:
conexão, holismo, aprendizagem significativa, percepção.Resumo
A aplicabilidade de trilhas perceptivas bem como dinâmicas e vivências que trabalham com o lúdico são metodologias eficazes para o ensino holístico que visa uma aprendizagem com significado para a vida. A conexão entre corpo, mente e espírito nas práticas educativas é que tem permitido uma (re)ligação do sujeito consigo mesmo, com os que estão próximos e com o meio ambiente, o que tem dado um novo significado para a existência do homem e desenvolvido uma maior sensibilidade para as questões ambientais. Os problemas ambientais, sociais e econômicos vivenciados atualmente requerem que a sociedade reavalie valores, reabilite atitudes para atingir uma relação homem & meio ambiente harmônica. Para isso, é preciso que a Educação Ambiental seja praticada incisivamente de forma a repensar as metodologias educativas pelo viés de técnicas que valorizem a percepção, os sentidos, a corporeidade. A formação holística do indivíduo só poderá se traduzir em realidade quando corpo, mente e espírito estiverem integrados na aprendizagem que traduzirá significados para a vida ao desenvolver as habilidades e competências da totalidade humana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Izabela Figueiredo Josué
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.