Utilização de programas institucionais para incentivo a docência: será esta a solução?

Autores

  • Adriana Aparecida Pereira Garcês Universidade de Uberaba
  • Bruno Pereira Garcês Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2009-20052

Palavras-chave:

Docência, PIBID, Educação Básica.

Resumo

Em Dezembro de 2007 foi implantado pelo Ministério da Educação juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. Um programa institucional que tem como objetivo principal contribuir para o aumento das médias das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio e do �?ndice de Desenvolvimento da Educação Básica. O PIBID irá fornecer auxílio financeiro para coordenadores presentes nas universidades, discentes dos cursos de graduação participantes e para os docentes da rede pública de ensino que irão supervisionar o programa nas escolas além de recursos para confecção e reposição de material didático. Este artigo visa à discussão deste programa antes do início das suas atividades para ser utilizado como posterior referencial comparativo, fornecendo um apoio para analisarmos a relação das atividades desenvolvidas e não desenvolvidas com respectivos resultados.

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Biografia do Autor

Adriana Aparecida Pereira Garcês, Universidade de Uberaba

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba; Possui Especialização em orientação educacional pela Uni-versidade Presidente Antônio Carlos; Atuou como Supervisora, Orientadora e Professora de Educação básica na rede pública Estadual. Atualmente trabalha como Assistente Pedagógica do curso de Enfermagem da Universidade de Uberaba.

Bruno Pereira Garcês, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente é discente do curso de Química Industrial Modalidade Bacharelado na Universidade Federal de Uberlândia atuando na área de Bioquímica mais especificamente na Imunoquímica. Professor de Educação Básica nas escolas: Escola Estadual Antônio Thomáz Ferreira de Rezende e Escola Estadual Sérgio de Freitas Pacheco. Foi primeiro colocado na XXI Jornada de Iniciação Científica da Associação Brasileira de Química.

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Publicado

07-06-2010

Como Citar

APARECIDA PEREIRA GARCÊS, A.; PEREIRA GARCÊS, B. Utilização de programas institucionais para incentivo a docência: será esta a solução?. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.14393/REP-2009-20052. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20052. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais