O processo de formação do estigma em alunos de educação de jovens e adultos (EJA) e a construção de "máscaras" para a sobrevivência na sociedade letrada
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2004-20005Palavras-chave:
Estigma, Máscaras, Sociedade LetradaResumo
O presente artigo é fruto de debates e reflexões do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão "Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Social e Escolar", criado em outubro de 2002 na Faculdade de Educação da Univesidade de São Paulo. Os conceitos de "estigma" e de "representação social", tal como define E. Goffman, devidamente contextualizados na Sociologia de P. Bourdieuu e Z. Bauman, esclarecem o cotidiano dos atores pertinentes a esta trama social. Neste sentido, a autora ainda apresenta duas "máscaras" - a de leitor e a de escritor - elaboradas e usadas por estes autores ao longo de seu trajeto social e escolar, que têm como finalidade a sobrevivência na sociedade paulistana, letrada por excelência, cuja academia responsabiliza-se pela produção e manutenção da crença da superioridade dos valores sociais do universo letrado.Downloads
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Publicado
10-10-2008
Como Citar
DA SILVA, N. O processo de formação do estigma em alunos de educação de jovens e adultos (EJA) e a construção de "máscaras" para a sobrevivência na sociedade letrada. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 3, n. 1, 2008. DOI: 10.14393/REP-2004-20005. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20005. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
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