Plantas medicinais e fitoterápicos no contexto da academia, governo e organizações da sociedade civil: exemplos de iniciativas populares no muninípio de Uberlândia-MG

Autores

  • Vilma Lúcia M. Quirino Britto
  • Renata Ferreira de Resende
  • Neire Moura de Gouveia
  • Fabrícia Caetano do Amaral
  • Elberth Henrique M. Teixeira
  • Wilson Felipe Pereira
  • Foued Salmen Espíndola

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2007-19989

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Fitoterapia, Iniciativas populares

Resumo

Este estudo foi realizado na cidade de Uberlândia-MG e teve como objetivos mapear os locais onde são cultivadas, produzidas e distribuídas plantas medicinais e seus preparados, avaliar o conhecimento e o uso popular destas espécies confrontando com dados da literatura científica. A metodologia utilizada foi aplicação de questionário semi-estruturado, a fim de avaliar em aspectos diversos a situação dos locais existentes, coleta e catalogação botânica das plantas coletadas que foram devolvidas à comunidade na forma de exsicatas devidamente identificadas. Foi constatada a existência de cinco locais, três deles foram visitados e os demais estavam impedidos por reformas. Todos os entrevistados trabalham com plantas há mais de dez anos. Em dois destes locais são cultivados e manipulados mais de vinte plantas medicinais e no outro, apenas duas (Lippia alba-erva cidreira e Passiflora sp-maracujá). Os preparados produzidos consistem na maioria em tinturas, pomadas e xarope. Em muitos casos o próprio paciente faz seu diagnóstico e o responsável pelo local indica, prepara e distribui os produtos. As doenças mais comuns diagnosticadas e tratadas foram: anemia, bronquite, gripe e vermes em crianças, gastrite e próstata em homens, problemas ginecológicos em mulheres e osteoporose em idosos. As plantas mais encontradas foram bardana, confrei, guaco, hortelã, camomila e arnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-09-2008

Como Citar

M. QUIRINO BRITTO, V. L.; FERREIRA DE RESENDE, R.; MOURA DE GOUVEIA, N.; CAETANO DO AMARAL, F.; M. TEIXEIRA, E. H.; FELIPE PEREIRA, W.; SALMEN ESPÍNDOLA, F. Plantas medicinais e fitoterápicos no contexto da academia, governo e organizações da sociedade civil: exemplos de iniciativas populares no muninípio de Uberlândia-MG. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.14393/REP-2007-19989. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19989. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais