Atendimento on-line a mães/avós de crianças com queixa escolar

relato de experiência

Autores

  • Maria Carolina Ferreira Tosta Universidade Federal de Catalão- UFCAT
  • Ana Clara de Arruda Nunes Universidade Federal de Catalão- UFCAT
  • Jennifer Ester de Sousa Bastos Universidade Federal de Catalão- UFCAT
  • Isabella Parreiras Andrade Universidade Federal de Catalão- UFCAT
  • Janaina Cassiano Silva Universidade Federal de Catalão- UFCAT

Palavras-chave:

crianças, família, escolas, queixa escolar, pandemia

Resumo

O presente trabalho refere-se a um relato de experiência de atendimentos online realizados durante a pandemia da Covid-19, com familiares (mãe/avô) de crianças com queixas escolares, por extensionistas do projeto “Orientação à Queixa Escolar” da Universidade Federal de Catalão. O objetivo do projeto era contribuir para a superação da queixa escolar, movimentando a tríade criança-escola-família. Destarte, visando o trabalho com as famílias, foram realizados grupos, semanalmente de forma online, com quatro mães e uma avó. O referencial teórico utilizado foi a Teoria Histórico-Cultural. O contexto histórico que vivemos acarretou implicações no processo de escolarização, nas dinâmicas sociais, entre outras questões. Assim, realizou-se o acolhimento e escuta com essas famílias, na construção de novos caminhos na orientação às queixas escolares.

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Publicado

2023-01-06

Como Citar

Ferreira Tosta, M. C., Arruda Nunes, A. C. de, Sousa Bastos, J. E. de, Parreiras Andrade, I., & Cassiano Silva, J. (2023). Atendimento on-line a mães/avós de crianças com queixa escolar: relato de experiência. Perspectivas Em Psicologia, 26. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/65596