O que as palavras não conseguem dizer?
Reflexão dos significados do silêncio no contexto grupal
Palabras clave:
Estrutura de grupo, Prática de grupo, Práticas interdisciplinares, Prática profissional, Processos grupaisResumen
Objetivou-se refletir sobre os significados do silêncio como comunicação não verbal no contexto grupal para a melhoria da coordenação de grupos nos diversos cenários do cuidado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Estudo teórico reflexivo sobre os significados do silêncio no contexto grupal, como contribuição à prática de coordenadores de grupos em suas distintas abordagens. No contexto grupal, o silêncio é uma comunicação relevante, e a ele podem ser atribuídos inúmeros significados: tensão, conflito, medo, dor e perda, amor e paz, expectativa, reflexão, solidão, dependência transferencial, atenção, resistência e bloqueio emocional, desinteresse, depressão, dificuldade de comunicação, respeito, mágoa, adeus e desconfiança. É preciso habilidade dos coordenadores de grupos para reconhecer os diversos tipos de silêncio que podem se manifestar durante as sessões grupais.
Descargas
Citas
Alves, W. M., Silva, G. L. R., Protil, R. M., & Albino, P. M. B. (2016). Avaliação do Ciclo de Aprendizagem Vivencial em uma Cooperativa Agropecuária. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 5(1), 01-10. https://doi.org/10.21284/elo.v5i1.150
Alves, A. G. (2023). Metodologia ativa para favorecer o letramento em saúde mental na escola. Intermedius - Revista de Extensão da UNIFIMES, 1(1), 02-07. https://publicacoes.unifimes.edu.br/index.php/intermedius/article/view/2926
Amado, G., & Guittet, A. (1978). A dinâmica da comunicação nos grupos. Rio de Janeiro: Psyche.
Andrade, J. M. M., Farinha, M. G., Sousa, J. M., Vale, R. R. M., & Esperidião, E. (2022). Presence of therapeutic factors in group care in the waiting room. Revista Eletrônica de Enfermagem, 24(68907), 01-08. https://doi.org/10.5216/ree.v24.68907
Aquino, N. C. G., & Sei, M. B. (2020). Fatores terapêuticos em grupos abertos: um estudo qualitativo. Vínculo, 17(1), 97-118. https://doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n1p97-118
Argyle, M. (1974). Comunicação e dinâmica de grupo. São Paulo: IBRASA.
Arnoso, A., & Gonzalo, A. (2022). Experiential Group Psychotherapy Training with Undergraduate Students in Spain. International Journal of Group Psychotherapy, 72(4), 358-396. https://doi.org/10.1080/00207284.2022.2126844
Baiero, M. S., & Albino, P. M. B. (2019). Processo de aprendizagem baseado no ciclo de aprendizagem vivencial: uma aplicação à formação de estudantes de cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, 5(1), 111–136. https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/91
Barbosa, M. M. P., Teodoro, E. L., & Silva, D. V. (2023). Grupos de psicoeducação para estudantes: um relato de experiência do estágio em psicologia escolar. Revista Científica da FAEX, 12(23), 32-50. https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i23.524
Brito, E. J. E., & Ponciano, E. L. T. (2021). Estar em Grupo: psicoeducação para experienciar sensações corporais e emoções. Contextos Clínicos, 14(3), 904-927. https://www.academia.edu/85618403/Estar_em_Grupo_psicoeduca%C3%A7%C3%A3o_para_experienciar_sensa%C3%A7%C3%B5es_corporais_e_emo%C3%A7%C3%B5es
Câmara, M. F. B., Damásio, V. F., & Munari, D. B. (1999). Vivenciando os desafios do trabalho em grupo. Revista Eletrônica de Enfermagem, 1(1), 01-11. https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/15620/5/Artigo%20-%20Michella%20Flor%c3%aancia%20Barbosa%20C%c3%a2mara%20-%201999.pdf
Castilho, A. (2004). A dinâmica do trabalho de grupo. Rio de Janeiro: Qualitymark.
Corrêa, A. M. C., Oliveira, G., & Oliveira, A. C. (2021). O grupo focal na pesquisa qualitativa: princípios e fundamentos. Revista Prisma, 2(1), 34-47. https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/41
Ferracioli, N., & Santos, M. A. (2022). Manejo online do comportamento suicida na ótica de psicólogas(os) brasileiras(os): primeiras ponderações. Revista Psicologia, Saúde & Doenças, 23(2):566-573. https://doi.org/10.15309/22psd230228
Georgiou, J., & Reynolds, J. (2018). The Use of Silence and Silencing in Group Counseling: Productive, Unproductive, and Misunderstood. The Practitioner Scholar: Journal of Counseling and Professional Psychology, 7, 112-128. https://www.thepractitionerscholar.com/article/view/18186
Harris, J. B. (1998). On The Use and Power of Silence in Groups. Manchester Gestalt Centre. http://www.mgestaltc.force9.co.uk/on_the_use_and_power_of_silenc.htm.
Kolb, D. A. (1984). Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development. Englewood Cliffs. Prentice Hall. http://academic.regis.edu/ed205/Kolb.pdf.
Kolb, A. Y. & Kolb, D. A. (2017). The Experiential Educator: Principles and Practices of Experiential Learning. Kaunakakai, HI: EBLS Press.
Kolb, A. & Kolb, D. (2023). 8 Things to Know About the Experiential Learning Cycle. Kaunakakai, HI: EBLS Press.
Maré, P. B. (1974). Perspectivas em psicoterapia de grupo. Imago Editora.
Moreira, J. B., Muro, E. S., Monteiro, L. A., Iunes, D. H., Assis, B. B., & Chaves, E. C. L. (2020). The effect of operative groups on diabetic foot self-care education: a randomized clinical trial. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 54, e03624. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019005403624
Moscovici, F. (2008). Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. (17a ed.). Rio de Janeiro: José Olympio.
Mota, K. A. M. B., & Munari, D. B. (2006). Um olhar para a dinâmica do coordenador de grupos. Revista Eletrônica de Enfermagem, 8(1), 150-161. https://doi.org/10.5216/ree.v8i1.931.
Neufeld, C. B., Rebessi, I. P., Fidelis, P. C. B., Rios, B. F., Albuquerque, I. L. S. D., Bosaipo, N. B., Mendes, A. I. F., & Szupszynski, K. P. D. R. (2021). LaPICC contra COVID-19: Relato de uma experiência de terapia cognitivo-comportamental em grupo online. Psico, 52(3), e41554. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.3.41554
Nunes, F. C. (2020). Qualifica(ação) de profissionais de Centros de Atenção Psicossocial para o uso da Tecnologia Grupal. [Tese de Doutorado]. Universidade Federal de Goiás.
Nunes, F. C. (2009). O processo da comunicação organizacional das unidades de enfermagem de um Hospital Universitário - Estudo de caso. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Goiás.
Nunes, F. C., Caixeta, C. C., Pinho, E. S., Souza, A. C. S., & Barbosa, M. A. (2019). A tecnologia grupal no cuidado psicossocial: um diálogo entre pesquisa-ação e educação permanente em saúde. Texto & Contexto Enfermagem, 28(e20180161), 01-13. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0161
Nunes, F. C., Farinha, M. G., Barbosa, M. A., Caixeta, C. C., Costa, A. P., & Silva, N. S. (2021). Uso de narrativas para o aprendizado da tecnologia grupal por profissionais de Centros de Atenção Psicossocial. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 55(e03772), 01-09. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020010403722
Nunes, F. C., Farinha, M. G., Valentin, F., Barbosa, M. A., & Rua, M. S. (2020). Dinâmica de grupo e pesquisa-ação em saúde: possibilidades de aplicação. Millenium, 2(11), 65-71. https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/6633/1/7-art-DIN%c3%82MICA%20DE%20GRUPO-Fernanda%20Nunes-PT-sa%c3%bade.pdf
Oliveira, J. C., Penido, C. M. F., Franco, A. C. R., Santos, T. L. A., & Silva, B. A. W. (2022). Especificidades do grupo focal on-line: uma revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, 27(5):1813-1826. https://doi.org/10.1590/1413-81232022275.11682021
Paula, T. B., Silveira, E. A. A., & Soares, P. S. (2019). Bem cuidar: grupos de educação em saúde para acompanhantes. Revista Ciência em Extensão, 15(3), 113-121. https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1812/2322
Prado, A. P. C., & Cardoso, C. L. (2020). Coordenação grupal em uma modalidade de cuidado: grupo comunitário de saúde mental. Psicologia em Estudo, 25(e42129), 01-15. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.42129
Rézio, L. A., Ceccim, R. B., Silva, A. K. L., Cebalho, M. T. O., & Borges, F. A. (2022). A dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental: uma pesquisa-intervenção. Interface (Botucatu). 26, e210579 https://doi.org/10.1590/interface.210579
Sander, G. K., & Kegler, P. (2018). O silêncio em palavras mudas e ausentes: uma escuta psicanalítica. Contextos Clínicos, 11(1):122-135. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cclin/v11n1/v11n1a11.pdf
Santos, E. A. M., Lima, L. V., Cavalcante, J. R. C., & Amaral, M. S. (2022). A relevância do grupo de gestantes na Atenção Primária à Saúde: uma revisão da literatura. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 17, e9837. https://doi.org/10.25248/reaenf.e9837.2022
Santos, A. C., & Sousa, T. F. (2021). A gestão do cuidado em saúde mental por meio de grupos terapêuticos em Una (BA). Revista Baiana de Saúde Pública, 45(3), 287-298. https://doi.org/10.22278/2318-2660.2021.v45.n3.a3471
Schutzenberger, A. A., & Weil, P. (1977). Psicodrama Triádico: Uma síntese entre Freud, Moreno, Kurt Lewin e outros. Belo Horizonte: Interlivros.
Sola, P. P. B., Oliveira-Cardoso, É. A., Santos, J. H. C., & Santos, M. A. (2021). Psicologia em tempos de covid-19: experiência de grupo terapêutico on-line. Revista da SPAGESP, 22(2), 73-88. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8147586
Solidade, J. R., Sousa, J. M., Braga, T. B. M., Stefanini, J. R., Caixeta, C. C., & Farinha, M. G. (2022). Grupo terapêutico on-line para o cuidado de idosos durante a pandemia de COVID-19. Perspectivas em Psicologia, 26(1), 01-18. https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/67958
Sousa, J. M. (2020). Intervenções grupais em Centros de Atenção Psicossocial AD. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Goiás.
Sousa, J. M., Farinha, M. G., Silva, N. S., Caixeta, C. C., Lucchese R., & Esperidião, E. (2022). Potential of group interventions in Psychosocial Care Centers for Alcohol and Drugs. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, 26(e20210294), 01-10. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0294
Sousa, J. M., Farinha, M. G., Caixeta, C. C., Vale, R. R. M., Pinho, E. S., Nunes, F. C., & Esperidião, E. (2023a). Prática de coordenação de grupos na atenção psicossocial: experiências de profissionais. Contribuciones a las Ciencias Sociales, 16(10), 21929–21946. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.10-192
Sousa, J. M., Lucchese, R., Farinha, M. G., Moraes, D. X., Silva, N. S., & Esperidião, E. (2023b). Group interventions in psychosocial care centers for alcohol and drugs: challenges of care practice. Texto & Contexto Enfermagem, 32(e20220180), 01-16. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2022-0180pt
Sousa, F. M. S., Severo, A. K. S., Félix-Silva, A. V., & Amorim, A. K. M. A. (2020a). Educação interprofissional e educação permanente em saúde como estratégia para a construção de cuidado integral na Rede de Atenção Psicossocial. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 30(1), e300111. https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300111
Sousa, J. M., Vale, R. R. M., Pinho, E. S., Almeida, D. R., Nunes, F. C., Farinha, M. G., & Esperidião, E. (2020b). Effectiveness of therapeutic groups in psychosocial care: analysis in the light of yalom’s therapeutic factors. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(Suppl 1), e20200410. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0410
Souza, A. C. S., Bezerra, A. L. Q., Caixeta, C. C., Pinho, E. S., Paranaguá, T. T. B., & Teixeira, C. C. (2020). Perception of professionals about patient safety in psychosocial care. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(Suppl 1): e20180831. http://dx.do i.org/10.1590/0034-7167-2018-0831
Souza, M. M. S., Santos, F. A., Lima, A. R. C., Santos, D. Y., & Barbosa, L. S. (2023). Grupo terapêutico acolher e empoderar mulheres na maternidade do HUPAA. Gep News, 7(2), 215–219. https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/16111
Watzlawick, P., Bavelas, J. B., & Jackson, D. D. (2011). Pragmatics of Human Communication: A Study of Interactional Patterns, Pathologies, and Paradoxes. WW Norton & Company, New York.
Yoshida, K. K., & Furlan, P. G. (2021). Caracterização de participantes de grupos de yoga em serviço universitário de atenção primária à saúde. Saúde (Santa Maria), 47(1), 01-12. https://doi.org/10.5902/2236583461929.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Johnatan Martins Sousa, Marciana Gonçalves Farinha, Roselma Lucchese, Camila Cardoso Caixeta, Elizabeth Esperidião, Fernanda Costa Nunes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.