A Construção do "si mesmo" frente aos paradigmas das Redes Sociais

Autores/as

  • Leonardo Maia Santos Universidade de Franca - UNIFRAN - Franca - SP.
  • Arali Helena Stort Universidade de Franca - UNIFRAN - Franca - SP.

Palabras clave:

Self, Selfie, Psicanálise, Internet

Resumen

Este estudo buscou apresentar algumas considerações sobre o advento da internet e das redes sociais, quanto às influências destes mecanismos na construção da identidade de seus usuários. Utilizando-se do referencial psicanalítico, buscou-se conceituar o “si mesmo” e compreender a relação da selfie (autorretrato) na construção dos indivíduos virtuais. Contudo, evidenciou-se aspectos relacionados à perda de identidades subjetivas e as mudanças culturais dos relacionamentos humanos, hoje dependentes dos meios digitais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Maia Santos, Universidade de Franca - UNIFRAN - Franca - SP.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (UNIFRAN). Graduado em Psicologia pela Universidade de Franca.

Arali Helena Stort , Universidade de Franca - UNIFRAN - Franca - SP.

Graduação em Psicologia pela Universidade de Franca. Pós-Graduação em Clínica Psicanalítica pela Universidade de Franca.

Publicado

2020-01-04

Cómo citar

Maia Santos, L. ., & Stort , A. H. . (2020). A Construção do "si mesmo" frente aos paradigmas das Redes Sociais. Perspectivas Em Psicologia, 23(2), 143–159. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/52224