Pesquisa fenomenológica-colaborativa com grupos interventivos de promoção de saúde mental para universitários
Palavras-chave:
Saúde Mental, Universidades, Serviços de Saúde para Estudantes, Processos grupaisResumo
Objetivou-se compreender experiências de universitários ingressantes e concluintes ao participarem de grupos interventivos de promoção de saúde mental. Pelo método fenomenológico da hermenêutica colaborativa, facilitaram-se dois grupos, cada um com quatro discentes de diferentes cursos de uma universidade pública, que ocorreram em oito encontros semanais. Utilizaram-se como instrumentos de coleta versões de sentido e prontuários. No grupo de ingressantes, os principais resultados foram: segurança e alívio diante das experiências de vida; reconhecimento de fragilidades. No grupo de concluintes: aprofundamento, questionamento e mudanças nas visões sobre as pressões sofridas; mudança nos modos de enfrentamento das dificuldades pessoais e acadêmicas; ressignificação do sofrimento e de como enfrentar o adoecimento psíquico; priorização de si mesmos para alcançar o futuro almejado; e estabelecimento de metas para o futuro pessoal/profissional a partir da ressignificação das trajetórias acadêmicas e de vida. Concluiu-se, principalmente, a necessidade de institucionalização de políticas públicas de cuidado integral ao estudante universitário.
Downloads
Referências
Aguirre, A., Ossa, J., Bido, L., & Albuquerque, S. (2017). Saúde mental em jovens universitários: relatos da infância. Acta Psicológica Peruana, 2(2), 269-286. http://revistas.autonoma.edu.pe/index.php/ACPP/article/view/79
Amatuzzi, M. M. (2008). Por uma psicologia humana. Alínea.
Barbosa, A. A. D., Soares, M. S., & Pereira, J. M. (2018). Características associadas a vítimas de bullying nas escolas brasileiras. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 15(2), 791-799. http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3231/pdf_741
Bauth, M. F. F., Rios, A. C., Lima, D. C., & Resende, K. I. D. S. de. (2019). Avaliação das habilidades sociais de universitários ingressantes e concluintes. Contextos Clínicos, 12(1), 104- 123. http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.121.05.
Castro, V. R. (2017). Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: estudo empírico com estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Revista Gestão em Foco, 9, 380-401. http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/gestao_foco/artigos/ano2017/043_saud e_mental.pdf
Correia, K. C. R., & Moreira, V. (2016). A experiência vivida por psicoterapeutas e clientes em psicoterapia de grupo na clínica humanista-fenomenológica: uma pesquisa fenomenológica. Psicologia USP, 27(3), 531–541. https://doi.org/10.1590/0103-656420140052
Diniz, N. F. P. S., & Aires, S. (2018). Grupo de escuta e reflexão com estudantes universitários. Vínculo, 15(1), 61-75. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806249020180001000 07&lng=pt&nrm=iso
Ferreira, V. S., Oliveira, M. A., & Vandenberghe, L. (2014). Efeitos a curto e longo prazo de um grupo de desenvolvimento de habilidades sociais para universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, [S. l.], 30(1), 73–81. https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17631
FONAPRACE (2019). V Pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras. Andifes. https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf
Giorgi, A., & Souza, D. (2010). Método Fenomenológico de Investigação em Psicologia. Fim de Século.
Gomes, L. M. L. S., Leitão, H. A. L., Santos, K. M. C., & Zanotti, S. V. (2023). Saúde mental na universidade: ações e intervenções voltadas para os estudantes. Educação em Revista, 39, e40310. https://doi.org/10.1590/0102-469840310
Lantyer, A. S., Varanda, C. C., Souza, F. G. , Padovani, R. C., & Viana, M. B. (2016). Ansiedade e Qualidade de Vida entre Estudantes Universitários Ingressantes: Avaliação e Intervenção. Revista Brasileira De Terapia Comportamental e Cognitiva, 18(2), 4–19. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v18i2.880
Laville, C., & Dionne, J. (1999). A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Artmed.
Macêdo, S. (2015). Clínica humanista-fenomenológica do trabalho. A construção de uma ação diferenciada diante do sofrimento no e por causa do trabalho. Juruá.
Macêdo, S. (2018). Sofrimento psíquico e cuidado com universitários: Reflexões e intervenções fenomenológicas. ECOS: Estudos Contemporâneos da Subjetividade, 8(2), 265-277. http://www.periodicoshumanas.uff.br/ecos/article/view/2844/1566
Macêdo, S., Nunes, A. L.P., & Souza, M. P. G. (2020). Hermenêutica colaborativa na pesquisa fenomenológica interventiva com universitários em sofrimento psíquico. Phenomenology, Humanities and Sciences, 1(2), 349-372. https://phenomenology.com.br/index.php/phe/article/view/33
Macêdo, S., Souza, M. P. G., & Nunes, A. L. P. (2021). Experiências de estudantes de psicologia ao conduzir grupos com outros universitários. Revista da Abordagem Gestáltica, 27(2), 147-158. https://dx.doi.org/10.18065/2021v27n2.2
Macêdo, S., Sudário, N. D., Souza, M. P. G., & Souza, M. A. T. P. (2021). Universitários em Sofrimento Psíquico: estudo em serviço escola do interior pernambucano. Revista do NUFEN, 13(2), 1-14. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912021000200002&lng=pt&tlng=pt
Matta, A. H. A., Câmara, V. M. S., Bonadiman, H. L. (2019). Análise do mal-estar do estudante universitário na perspectiva do perfil da clientela e das queixas acolhidas no atendimento psicológico de uma universidade federal. Humanidades & Inovação, 6(8), 48-58. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1249
Murakami, K., Barros, G. C., Peres, C. M., Flauzino, R. H., Colares, M. F. A. (2018). Atuações de um centro educacional e psicológico junto a estudantes universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(1), 109-119. http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p109
Mussi, F. C., Pires, C. G. S., Carneiro, L. S., Costa, A. L. S., Ribeiro, F. M. S e S., & Santos, A. F. (2019). Comparison of stress in freshman and senior nursing students. Revista da Escola de Enfermagem da USP, [S. l.], 53, e03431. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017023503431
Pereira, E. R., & Sawaia, B. B. (2020). Práticas grupais: espaço de diálogo e potência. Pedro & João Editores.
Perez, K. V., Brun, L. G., & Rodrigues, C. M. L. (2019). Saúde mental no contexto universitário: desafios e práticas. Trabalho (En)Cena, 4(2), 57-365. https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/8093
Pigozi, P. L., & Machado, A. L. (2015). Bullying na adolescência: visão panorâmica no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 20, 3509-3522. http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/bullying-na-adolescencia-visao-panoramica-no-brasil/15073?id=15073
Rios, M. D. G. V., Mascarenha, L. V. R., Souza, K. S., Olebar, D. T. C. R., Paiva, M. C. E., & Silveira, A. O. (2019). Adoecimento e sofrimento psíquico entre universitários: estado da arte. Humanidades & Inovação, 6(8), 23-31. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1259
Rossato, L., & Scorsolini-Comin, F. (2019). Chega mais: o grupo reflexivo como espaço de acolhimento para ingressantes no ensino superior. Revista da SPAGESP, 20(1), 1-8. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702019000100001&lng=pt&tlng=pt
Sarmento, D. F., & Casagrande, C. A. (2014). Processos constitutivos das políticas educacionais no âmbito municipal: a pesquisa-ação colaborativa como postura epistemológica, metodológica e política. Práxis Educativa, 09(2), 531-552. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809- 43092014000200012&lng=es&nrm=iso
Scherer, Z. A. P., Scherer, E. A., & Carvalho, A. M. P. (2007). Group therapy with nursing students during the theory-practice transition. Revista Latino-americana de Enfermagem, 15(2), 214–223. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200005
Silva, D. R, Panosso, I. R., & Donadon, M. F. (2018). Ansiedade em universitários: fatores de risco associados e intervenções – uma revisão crítica da literatura. Psicologia - Saberes & Práticas, 1(2), 1-10. https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/psicologiasaberes&praticas/sum ario/64/16012019150843.pdf.
Souza, G. W., & Macêdo, S. (2018). Grupo interventivo com genitores(as) de crianças vítimas de violência sexual. Revista da Abordagem Gestáltica, 24(3), 265-274. http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n3.1
Souza, L. K., Lourenço, E., & Santos, M. R. G. (2016). Adaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologia. Psicologia da Educação, 42, 35-48. https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150023.
Souza, D. C., Favarin, D. B., & Scorsolini-Comin, F. (2021). Estratégias grupais para promoção de saúde em universitários. Educação, 46(1), e72/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644442800
Torres, M. S., Marinho, P. C., Silva, R. L., Alves, V. H. L., Macedo, S. O. S. F., & Resende, G. C. (2023). Promoção de saúde mental no ensino superior no norte do Brasil na pandemia da COVID-19. Perspectivas em Psicologia, 26. https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/65567
Vicente, C. C., & Silva, B. C. L. (2021). A consciência do jovem universitário: o grupo ampliando possibilidades de ser. Psicologia Clínica., 33(2), 257 – 275. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pc/v33n2/04.pdf
Vieira-Silva, M. (2019). A potência do processo grupal. Psicologia em Revista, 25(2), 671-688. https://doi.org/10 .5752/P.1678-9563.2019v25n2p671-688
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Shirley Macêdo, José Luís Amorim, Julio Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.