A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS

Autores

  • Daniel Gonçalves Cury Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Alline Alves de Sousa Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Silvia Maria Cintra da Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Liliane Ochoa de Castro Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Palavras-chave:

Indisciplina, professores, Psicologia Escolar, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo refere-se a uma pesquisa sobre indisciplina realizada em uma escola pública de Minas Gerais. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com dez professores do Ensino Fundamental, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de investigar a visão dos docentes sobre a indisciplina, sua existência, a influência da sociedade e da escola, bem como as medidas que estas, juntamente com o setor psicopedagógico, têm tomado e poderiam tomar frente a tal situação. Os resultados mostraram que os entrevistados identificaram a existência de indisciplina por parte de alunos na perspectiva docente; porém, cada professor a percebeu de maneiras e intensidades diferenciadas. Verificou-se ainda que os educadores responsabilizam os estudantes e seus familiares por comportamentos considerados inadequados, desconsiderando a multiplicidade de fatores que envolvem a questão. Diante disso, torna-se essencial a intervenção dos psicólogos no contexto escolar, visando romper com os estereótipos e com as atribuições unilaterais sobre a indisciplina, buscando sempre compreendê-la, entendendo seu significado, analisando sua intensidade e importância no processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Gonçalves Cury, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Instituto de Psicologia.

Alline Alves de Sousa, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Instituto de Psicologia.

Silvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Instituto de Psicologia.

Liliane Ochoa de Castro, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Instituto de Psicologia.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Cury, D. G., Sousa, A. A. de, Silva, S. M. C. da, & Castro, L. O. de. (2012). A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS. Perspectivas Em Psicologia, 16(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27563