A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Indisciplina, professores, Psicologia Escolar, Ensino FundamentalResumo
Este artigo refere-se a uma pesquisa sobre indisciplina realizada em uma escola pública de Minas Gerais. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com dez professores do Ensino Fundamental, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de investigar a visão dos docentes sobre a indisciplina, sua existência, a influência da sociedade e da escola, bem como as medidas que estas, juntamente com o setor psicopedagógico, têm tomado e poderiam tomar frente a tal situação. Os resultados mostraram que os entrevistados identificaram a existência de indisciplina por parte de alunos na perspectiva docente; porém, cada professor a percebeu de maneiras e intensidades diferenciadas. Verificou-se ainda que os educadores responsabilizam os estudantes e seus familiares por comportamentos considerados inadequados, desconsiderando a multiplicidade de fatores que envolvem a questão. Diante disso, torna-se essencial a intervenção dos psicólogos no contexto escolar, visando romper com os estereótipos e com as atribuições unilaterais sobre a indisciplina, buscando sempre compreendê-la, entendendo seu significado, analisando sua intensidade e importância no processo educativo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-30
Como Citar
Cury, D. G., Sousa, A. A. de, Silva, S. M. C. da, & Castro, L. O. de. (2012). A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS. Perspectivas Em Psicologia, 16(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27563
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.