Dinâmicas de poder e a imagem digital
elementos de uma nova cultura “visual”
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-67687Palavras-chave:
imagem digital, algoritmo, redes sociais, machine learningResumo
A internet domina parte significativa da vida no século XXI, porém se encontra cada vez mais automatizada, gerida por inteligência artificial e financiada pelo comércio de dados pessoais dos usuários. O funcionamento de muitas dessas operações permanece nebuloso para a maioria de seus usuários. Essa ignorância técnica oculta as relações de poder vigentes no âmbito digital e neutraliza a agência dos usuários diante do que acontece com seus dados. Muitas dessas operações têm as imagens como elemento crucial, seja como um chamariz, fonte de dados para vigilância ou como “imagens operacionais” (FAROCKI, 2013), projetadas para executar comandos e mudar a realidade ao seu redor. Esse trabalho discute o papel das imagens digitais nessas dinâmicas de poder cibernéticas, enfatizando as consequências da imagem pós-fotográfica no mundo ao seu redor e a emergência de uma nova cultura “visual”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ouvirOUver
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.