Manet e Mané

Visões da diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v20n1a2024-67272

Palavras-chave:

Manet, Historiografia da Arte, Pintura, Feminismo

Resumo

O artigo realiza uma análise comparativa entre obras do pintor modernista Édouard Manet e releituras da pintora contemporânea Camila Soato. Num primeiro momento, realiza-se uma introdução ao formalismo de Clement Greenberg e a concepção histórico-social de T. J. Clark. Posteriormente, demonstra-se uma crítica feminista à historiografia da arte por meio de Griselda Pollock. A noção de espaço é tratada com relevo e aprofundada por uma análise que ultrapassa o tratamento pictórico e se assenta sobre uma abordagem contextual. O diálogo perpetrado entre o pintor e a pintora evidenciam os mecanismos de um sistema de diferenciação e hierarquização de gêneros e sexos. Por fim, a percepção de Audre Lorde apresenta possibilidades de subversão e evidencia a potência estética e política de Soato.

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Publicado

2024-01-29

Como Citar

DE ANDRADE RODRIGUES, G. Manet e Mané: Visões da diferença. ouvirOUver, [S. l.], v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.14393/OUV-v20n1a2024-67272. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/67272. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Devires Decoloniais: Resistências, Impasses, Estratégias