Sonoplastia e sentido
Breves variantes de um conceito
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v18n1a2022-63343Palavras-chave:
Sonoplastia, Música de cena, SonoridadesResumo
Este artigo é fruto de problemas teórico-práticos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003) que envolvem relações de produção de sentido (Bakhtin 1997) entre sonoridades e visualidades da cena. Tem por objetivo dar continuidade e detalhar uma perspectiva do conceito de sonoplastia no âmbito das artes cênicas apresentadas inicialmente em Lignelli (2014). Para tal, realizamos o estado da arte da noção de sonoplastia em português e dialogamos com Schafer (2011) no que diz respeito aos conceitos de som fundamental, sinal e marca sonoros. Para fins metodológicos, dividimos o texto em pequenas seções com subtítulos metafóricos perpassados por exemplos de variáveis de uma cena hipotética advinda de um vendedor de coco. Concomitantemente, entrelaçamos esta cena com derivações do conceito analisado visando a acessibilidade e a aplicabilidade da proposta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ouvirOUver
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.