Pintura e desterritorialidade em Fernando Lindote

Autores

  • Rosangela Miranda Cherem Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC ) Florianópolis SC Brasil https://orcid.org/0000-0001-9837-9749
  • Luciana Knabben Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC ) Florianópolis SC Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n1a2021-51508

Palavras-chave:

Fernando Lindote, pintura contemporânea, arquivo, gesto artístico

Resumo

O texto aborda um conjunto de dez pinturas apresentadas por Fernando Lindote na 14ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE CURITIBA - POLO SC. As mesmas permitem reconhecer uma espacialidade desterritorializada, onde gravitam signos distintos e referências contraditórias, combinando dimensões do racional e do onírico, da cor e da forma, do orgânico e do maquínico num campo diverso da mera ilustração, apropriação ou citação. Dados biográficos da infância e juventude persistem na obra como marca de uma desterritorialidade que prioriza um estado de desconstrução, destinado a questionar as hierarquias e classificações. Considerando o arquivo do qual emergem suas escolhas, processos e soluções poéticas, predomina uma recusa à coerência figural, acolhendo decantações provenientes tanto da literatura, da filosofia e da história da arte, bem como da cultura de massa, incluído músicas, gibis e cinema.

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Biografia do Autor

Rosangela Miranda Cherem, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC ) Florianópolis SC Brasil

Doutora em História pela USP (1998) e Doutora em Literatura pela UFSC (2006); ProfessoraTitular de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART- UDESC; coordenadora do Grupo Imagem-acontecimento; orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; atualmente desenvolve pesquisa intitulada “Acervos e arquivos artísticos em Santa Catarina, implicações e conexões”. rosangelamcherem@gmail.com.

Luciana Knabben, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC ) Florianópolis SC Brasil

Doutoranda na linha de Teoria e História da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART, sob orientação de Rosangela M Cherem. Formada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC (2001). É também arquiteta, artista visual e curadora.  lknabben@gmail.com

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Publicado

2021-09-25

Como Citar

MIRANDA CHEREM, R.; KNABBEN, L. Pintura e desterritorialidade em Fernando Lindote. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 55–66, 2021. DOI: 10.14393/OUV-v17n1a2021-51508. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/51508. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos