"Criar novas ideias a partir de músicas prontas": reflexões, experiências e aprendizagens na produção de mashup

Autores

  • Juciane Araldi Beltrame Universidade Federal da Paraíba (UFPB)João Pessoa PB Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV24-v15n1a2019-4

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir o processo de criação de mashup vislumbrando os aspectos pedagógico-musicais imbricados nessa prática musical. Para tanto, parte da experiência de um músico produtor e dos trabalhos de Tobias (2013; 2015), que relatam o trabalho com práticas de remix em aulas de música em escolas de educação básica. Os dados sobre o músico são provenientes de uma pesquisa de doutorado que investigou as aprendizagens que emergem das práticas de produzir e compartilhar música na cultura digital/participativa, tendo como campo empírico a experiência de três produtores musicais. Assim, esse texto se configura como um recorte da pesquisa, acrescido dos desdobramentos da mesma com experiências desenvolvidas em sala de aula em um curso de graduação em música

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juciane Araldi Beltrame, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)João Pessoa PB Brasil

Professora no Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Música (Música e Educação) pela UNIRIO. Mestre em Música (Educação Musical) pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2019-06-17

Como Citar

BELTRAME, J. A. "Criar novas ideias a partir de músicas prontas": reflexões, experiências e aprendizagens na produção de mashup. ouvirOUver, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 60–71, 2019. DOI: 10.14393/OUV24-v15n1a2019-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/47036. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Música, Educação Musical, Formação, Contextos, Ensino, Aprendizagens Mus.