Rui Macedo: entre o Museu de Hubert Robert e a baleia de Jonas
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-9Palavras-chave:
Rui Macedo, Hubert Robert, Museu, Galeria Municipal Vieira da SilvaResumo
Apresenta-se uma pespetiva sobre o pintor Rui Macedo (n. Évora, Portugal, 1975) e especificamente sobre a exposição "A new perspective on Alexander M. collection" apresentada na Galeria Municipal Vieira da Silva, Loures, Lisboa em 2018. Relaciona-se a ficção pictórica, os heterónimos criados, a que se acrescenta todo o espaço expositivo como uma pintura maior que contém todas as 90 pinturas de cinco autores imaginários. Reflete-se sobre a auto-referencialidade fundamental que reposiciona a pintura no centro da sua ilusão essencial: dentro da pintura, como da baleia de Jonas, prepara-se o nascimento da verdade. Palavras chave: Rui Macedo, Hubert Robert, Museu, Galeria Municipal Vieira da Silva Abstract: A perspective on the painter Rui Macedo (b. Évora, Portugal, 1975) is presented and specifically on the exhibition "A new perspective on Alexander M. collection" presented at the Galeria Municipal Vieira da Silva, Loures, Lisbon, in 2018. Here we relate pictorial fiction, with created heteronyms, to which all the exhibition space is added as a larger painting that contains all the 90 paintings of five imaginary authors. We reflect on the fundamental self-referentiality that repositions painting in the center of its essential illusion: within painting, as of the Jonas whale, where the birth of truth is being prepared. Keywords: Rui Macedo, Hubert Robert, Museum, Galeria Municipal Vieira da SilvaDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.