Gute Kunst, schlechter Markt? Über falsche Polaritäten und ökonomische Subtexte
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV21-v13n2a2017-4Resumo
O artigo coloca em discussão algumas tensões no transcurso da construção do significado simbólico e do valor de mercado da obra de arte, ressaltando como determinados agentes se posicionam no intrincado processo de conquista de sucesso econômico e de legitimação. Aponta, para tanto, exemplos que constituíram a noção de autonomia da arte no modernismo até sua heteronomia na contemporaneidade.ABSTRAKT
Der Artikel erörtet Spannungen, die entstanden sind, als die symbolischen Bedeutung und der Marktwert des Kunstwerkes aufgebaut worden sind. Es wird dabei die Art und Weise hervorgehoben, wie bestimmte Agenten im komplexen Prozess der Erreichung von wirtschaftlichem Erfolg und Legitimierung Stellung bezogen haben. Dazu werden Beispiele dafür angeführt, die zeigen, wie die Vorstellung von der Autonomie der Kunst im Modernismus bis zur Idee ihrer Heteronomie in der heutigen Zeit zustande gekommen sind.
SCHULÜSSELWÖRTER
Kunst, Markt, Bewertung
ABSTRACT
The article discusses some tensions in the course of constructing the symbolic meaning and market value of the work of art, highlighting how certain agents position themselves in the intricate process of achieving economic success and legitimation. For that, it points to examples that constituted the notion of the autonomy of art in modernism until its heteronomy in contemporaneity.
KEYWORDS
Art, market, valuation
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.