Bertolt Brecht e a (auto)formação musical por meio das Peças didáticas
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV21-v13n2a2017-19Palavras-chave:
Música, Teatro, Musical, Peças didáticas, FormaçãoResumo
A partir de uma análise do papel da música no contexto de criação das Peças didáticas de Bertolt Brecht, sobretudo no que concerne o desenvolvimento de sua experiência musical em relação ao texto dramático, o presente artigo elabora uma reflexão sobre a concepção brechtiana a cerca da relação destes elementos, considerando o contexto em que essas obras foram elaboradas e seus propósitos (auto)formativos em que o próprio Brecht é autor/proponente e sujeito da experiência na colaboração com outros artistas e com os participantes das experiências. Resultou a partir disto uma consciência sobre as possibilidades e os desafios de sua própria práxis. A proposta brechtiana em relação a música foi tomada como referência para um processo (auto)formativo de "remusicalização" do texto: Der Jasager na montagem do espetáculo Diz que sim do Coletivo Baal de Florianópolis-SC. ABSTRACT: Starting with an analysis of the function of music in the creation of Bertolt Brecht´s Learning plays, especially what concerns the written text, this paper reflects on Brecht´s understanding of the relation that these elements engage in. The article takes into account the historical contexts of their creation as well as Brecht´s (self)educational proposals in which he was simultaneously author, proponent and inserted subject of an experiment that he realized as a collaborative process with other artists and participants. As a result of this process arises a consciousness of the possibilities and challenges present in his own praxis. The brechtian proposal concerning the music was taken as a reference to the author´s (self)educational process of a "remusicalisation" of the play Der Jasager, brought on stage as Diz que sim by the Coletivo Baal from Florianópolis - SC. Keywords: Music. Theater. Musical. Learning Plays. Formation.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.