Sobre o rigor da pesquisa em artes cênicas na universidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV20-v13n1a2017-13Palavras-chave:
Pesquisa, rigor, artes cênicas, espisteme, constelaçãoResumo
Este artigo explora o locus acadêmico constituído pelos estudos e pesquisas em artes cênicas, tanto teóricos quanto práticos, no sistema universitário brasileiro. O objetivo principal é descrever como o rigor científico é concebido para as atividades citadas e como ele se diferencia no desenvolvimento dessa produção de conhecimento. Para tanto, as experiências de três pesquisadores de instituições de ensino superior, localizadas em três diferentes regiões do país, serão reunidas a fim de apresentarmos a evolução e de compreendermos a consolidação das ações de investigação inerentes ao nosso trabalho. Estrategicamente, estão agrupados discursos de regiões diversas do Brasil com o intuito de enriquecer os pontos de vista sobre a questão e de criar dissonâncias construtivas para uma devida análise do objeto em sua complexidade. Por fim, nós exploramos o conceito de epistemosofia, sugerido por Núñez de la Paz, assim como o de constelação, elaborado por Adorno e também por Benjamin, com o intuito de entender o que pode ser o rigor da pesquisa em artes cênicas na universidade brasileira. ABSTRACT This paper explores the academic locus composed of both theoretical and practical studies and research in the performing arts within the Brazilian university system. The main objective is to describe how scientific rigor is conceived of for the aforementioned activities and how it differs in the development of this knowledge production. Therefore, the experiences of three researchers from higher educational institutions, located in three different regions of the country, will be gathered in order to present the evolution and to understand the consolidation of research activities inherent to our work. Strategically, discourses from assorted regions of Brazil are grouped in order to enrich the points of view on the issue, and to create constructive dissonances for a proper analysis of the subject in its complexity. At last, we explore the concept of epistemosophy, suggested by Núñez de la Paz, as well as the concept of constellation, elaborated by Adorno and also by Benjamin, in order to understand what may be the rigor of the performing arts research in the Brazilian university. KEYWORDS Research, rigor, performing arts, episteme, constellationDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.