Exploração tímbrica em composição para tímpanos solo
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV20-v13n1a2017-14Palavras-chave:
Tímpanos, exploração tímbrica, técnica estendidaResumo
Apesar de ser o instrumento de percussão mais utilizado no repertório orquestral, os tímpanos foram pouco explorados como instrumento solista até a metade do século XX. A evolução na construção e performance dos tímpanos e o surgimento de novas correntes composicionais no século XX tornaram possível explorações sonoras inovadoras nesse instrumento. Nesse artigo apresentamos uma composição para tímpanos solo onde a exploração tímbrica foi utilizada como principal elemento composicional. As possibilidades aqui descritas demonstram o grande potencial sonoro desse instrumento e a importância da pesquisa sonora no processo composicional para instrumentos de percussão. ABSTRACT Despite being the most used percussion instrument in the orchestral repertoire, the timpani were little explored as a solo instrument until the mid-twentieth century. Developments in the construction and performance of the timpani and the emergence of new compositional movements in the twentieth century made possible innovative sound holdings in this instrument. In this paper we present a timpani solo composition where timbral exploration was used as the main compositional element. The possibilities described here demonstrate the great sound potential of this instrument and the importance of sound research in the compositional process for percussion instruments. KEYWORDS Tímpani, timbral exploration, extended technique.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.