Sobre nomes e coisas: Arnaldo Antunes em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV19-v12n2a2016-3Palavras-chave:
Video- Poema, Poesia concreta, Arte e ensino, Processos criativos.Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar sobre a compreensão de alunos de um curso de formação de docentes sobre as obras audiovisuais "Nome" e "Carnaval" de Arnaldo Antunes, pensando na forma com que percebem seu cotidiano e a sociedade atual por meio da interpretação. O questionamento que se faz é como, a partir da reflexão sobre as obras do artista, desenvolver um trabalho de sensibilização, investigação e criação em sala de aula. A pesquisa participante apresenta uma proposta pedagógica realizada com uma turma de estudantes do curso de formação de docentes do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, buscando desenvolver assim a expressividade e a formulação de ideias de forma conjunta, por meio do desenvolvimento de um processo criativo. Foram analisados os resultados das propostas realizadas em sala de aula, além dos registros em diário de campo. Por meio da pesquisa, percebeu-se a importância dos trabalhos que envolvam fruição, reflexão e produção como forma de apropriação dos conteúdos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.