Corpo cênico, um meio de estudo de si mesmo, do outro e da sociedade

Autores

  • Profª. Drª. Renata Bittencourt Meira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

dança brasileira, processo de criação, cultura popular.

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a dança contemporânea por meio de uma análise da relação entre a prática artística e a dança popular. O corpo cênico é comum ao teatro e à dança e criador de movimentos significativos. Quatro experiências de criação em artes cênicas desenvolvidas como pesquisas acadêmicas norteiam o fazer artístico e a reflexão sobre esse fazer. Nessa práxis o corpo sensível percebe o mundo e dialoga com ele. Do diálogo destacam-se as culturas populares como campo de pesquisa. O processo de criação das culturas populares é analisado e percebido como uma possibilidade de criação para as artes cênicas. Uma contextualização histórica de aproximação da dança cênica com a cultura popular aponta questões temáticas, somáticas e estéticas. Com isso localiza na arte contemporânea o fazer pesquisado. Aponta a criação de um mundo experimental como caminho de revitalização da dança por meio da prática artística, conforme o processo de criação popular, e dainstauração do estado de criação como a nova objetividade da arte, conforme as proposições de Hélio Oiticica. É uma das respostas possíveis para a construção de um pensar acadêmico que dê conta da diversidade e da sustentabilidade. Colabora na construção de uma academia em diálogo com a sociedade, permeável e criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profª. Drª. Renata Bittencourt Meira, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Dança (1993), mestrado em Artes (1997) e doutorado em Educação (2007) todos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Uberlândia e membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular, dança, teatro, processo de criação, artes cênicas, educação e arte popular. Participa dos Programas de Extensão: Formação Continuada de Professores do Ensino Básico e Formação Continuada em Saúde, Educação e Culturas Populares da Universidade Federal de Uberlândia e é membro do Conselho Editorial da Revista de Educação Popular. Desenvolve trabalhos de dança em diálogo com tradições populares como Congado e Escolas de Samba, promovendo e estudando a diversidade e a corporeidade.

Downloads

Publicado

2009-05-13

Como Citar

MEIRA, P. D. R. B. Corpo cênico, um meio de estudo de si mesmo, do outro e da sociedade. ouvirOUver, [S. l.], v. 4, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/2039. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos