O Shakuhachi na música tradicional japonesa e no Brasil

Autores

  • Rafael Hirochi Fuchigami Unicamp
  • Eduardo Augusto Ostergren Unicamp

Palavras-chave:

Música Japonesa, Flauta de Bambu, Shakuhachi.

Resumo

Durante a realização das entrevistas abordamos aspectos históricos, musicais e espirituais que envolvem a arte do shakuhachi e sua contextualização cultural, bem como sua trajetória no Brasil. Entrevistamos tocadores representantes dos estilos Tozan (Marcio Valerio e Shigeo Saito), Kinko (Danilo Tomic, Shen Ribeiro e Tsuna Iwami) e Dokyoku (Matheus Ferreira), como também o mestre japonês Kifu Mitsuhashi, representante da Kinko Ryu, durante sua visita ao Brasil em fevereiro de 2010. Notamos que o conhecimento acerca do instrumento se mescla com a experiência de vida de cada tocador, enriquecendo as repostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Hirochi Fuchigami, Unicamp

Flautista, professor de música, pesquisador e tocador de shakuhachi. Bacharel em Flauta Transversal pela Unicamp, atualmente desenvolve sua pesquisa de mestrado "Aspectos cuturais e musicológicos do shakuhachi no Brasil" no Insituto de Artes da Unicamp. Desenvolveu durante a graduação duas pesquisas de Iniciação Científica, ambas como bolsista da Fapesp, intituladas Levantamento histórico e análise técnica da flauta japonesa shakuhachi e Descrição do processo de fabricação do shakuhachi e levantamento de informações sobre sua ocorrência no Brasil .

Eduardo Augusto Ostergren, Unicamp

Professor doutor na Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

2012-05-28

Como Citar

FUCHIGAMI, R. H.; OSTERGREN, E. A. O Shakuhachi na música tradicional japonesa e no Brasil. ouvirOUver, [S. l.], v. 7, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/17195. Acesso em: 24 nov. 2024.