O texto literário como brinquedo no jogo do teatro com crianças de séries iniciais

Autores/as

  • Adriano Moraes Oliveira Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Brincadeira, jogo, teatro na educação

Resumen

Este artigo trata de questões relativas à adoção do discurso 'brincar com textos literários' no ensino e aprendizagem de teatro com crianças de séries iniciais. Percorre um trajeto que vai desde uma experiência com um grupo de crianças paranaenses até um percurso teórico que justifica o uso de um discurso que remete, em primeira instância, ao prazer de jogar:o papel do brinquedo na construção do conhecimento; a função social do brinquedo a partir de perspectivas sociológicas e filosóficas; e as especificidades do texto literário como um brinquedo simbólico em meio à atual conjuntura social e política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriano Moraes Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Artes Cênicas

Publicado

2010-10-22

Cómo citar

OLIVEIRA, A. M. O texto literário como brinquedo no jogo do teatro com crianças de séries iniciais. ouvirOUver, [S. l.], v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/8225. Acesso em: 22 nov. 2024.