Autorretrato feminino e busca da identidade

o olhar das mulheres na arte peruana do século XXI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n2a2022-67190

Palabras clave:

cuerpo, autorretrato, identidad

Resumen

Los movimientos artísticos feministas peruanos surgen a finales de los años 60 y comienzos de los 70 pero solo a finales de la década de 1990 su presencia se afirma en el espacio público. Las artistas activistas interrogan, a través de obras de carácter militante, el papel de las mujeres en la sociedad peruana. Sus investigaciones sobre la feminidad tienen como ejes temáticos la maternidad o el cuerpo como lugar de memoria y lucha social. En sus trabajos, recurren ampliamente a la práctica del autorretrato, diario íntimo y lugar desde donde interrogar las identidades. Este articulo recorre las declinaciones del autorretrato en cinco artistas contemporáneas: Teresa Burga, Gloria Gómez Sánchez, Johanna Hamman, Victoria Santa Cruz y Natalia Iguiñiz Boggio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carmen Herrera Nolorve, Université Michel de Montaigne Bordeaux 3, BORDEAUX 3, França.

Carmen Herrera Nolorve é doutora em Artes Plásticas (História, Teoria e Prática), mestre em Artes graduado dela Universidade Bordeaux Montaigne. Vive e trabalha em Bordeaux, França desde 2005. Sua prática artistica evoluiu em torno do tema do retrato contemporâneo focado na construção da identidade feminina. Trabalha em vários suportes, tanto na gravura como na pintura, e hoje em dia insere no seu trabalho novos elementos femininos, como o cabelo de mulheres de diferentes nacionalidades, a quem chama de "suas doadoras". É co-diretora da l’Association Connectif Plateforme Créative, Lima-Bordeaux-Beyrouth. É membro do departamento MICA axe ADS. Suas obras foram expostas individual e coletivamente no Peru, França, Espanha, Brasil, Bulgária e Colômbia.

Fabio Fonseca, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Docente do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na subárea de Desenho. Doutor em Teoria e História da Arte pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Teoria e História da Arte pela UnB. Especialista em História da Arte do Século XX e Bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP-PR). Atualmente desenvolvo minha pesquisa sobre o processo de sobrevivência das imagens, procurando integrar sob um viés teórico-metodológico, a produção prática em Artes com a pesquisa em Teoria e História da Arte.

Publicado

2022-12-26

Cómo citar

HERRERA NOLORVE, C.; FONSECA, F. Autorretrato feminino e busca da identidade: o olhar das mulheres na arte peruana do século XXI. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 522–546, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v18n2a2022-67190. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/67190. Acesso em: 26 nov. 2024.