Concepções de professores de música acerca do Ensino Remoto Emergencial na pandemia de COVID-19

quatro categorias de análise

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n2a2022-66161

Palabras clave:

concepções de professores de música, Ensino Remoto Emergencial, Educação Musical, Covid-19

Resumen

O presente artigo visa analisar as concepções de professores de música acerca do Ensino Remoto Emergencial no contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo. Participaram da pesquisa quatro professores de música, com formação acadêmica na área e que atuam como profissionais liberais e em escolas especializadas de música na cidade de Londrina, Paraná. Os dados foram analisados utilizando-se análise de conteúdo temático, resultando em quatro categorias: 1) experiências anteriores, 2) adaptação profissional e tecnológica, 3) desafios e 4) efeitos positivos. Dentre os principais achados, destacam-se a necessidade de adequação ante às condições impostas pela pandemia; a importância da construção de ações pedagógico-musicais de acordo com a especificidade de cada contexto e a ampliação das oportunidades profissionais. Como resultado central, a identificação de quatro componentes nas concepções dos professores de música acerca do ERE configura um ponto de partida útil para a realização de futuras investigações e para o avanço teórico-empírico sobre o tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Tavares Leme, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Londrina, Colaborador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Educação Musical (NEADHEM), cadastrado no CNPq. Colaborador do projeto de pesquisa “Mecanismos cognitivos e ato criativo: significações atribuídas à música-jogo em contexto de oficinas”, vinculado ao Departamento de Música e Teatro – MUT/UEL. Londrina, PR, Brasil.

Leandro Augusto dos Reis , Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Professor Adjunto do Departamento de Música e Teatro – MUT/UEL, Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UEL, Líder do Grupo de Pesquisa “Processos de escolarização no cotidiano escolar: contribuições da Epistemologia Genética”, cadastrado no CNPq, Coordenador do projeto de pesquisa “Mecanismos cognitivos e ato criativo: significações atribuídas à música-jogo em contexto de oficinas” – MUT/UEL. Londrina, PR, Brasil.

Publicado

2022-12-26

Cómo citar

TAVARES LEME, L.; AUGUSTO DOS REIS , L. Concepções de professores de música acerca do Ensino Remoto Emergencial na pandemia de COVID-19: quatro categorias de análise. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 491–509, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v18n2a2022-66161. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66161. Acesso em: 26 nov. 2024.