Patricia Piccinini
um bestiário contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v18n2a2022-60355Palabras clave:
Patricia Piccinini, Bestiário, Arte Contemporânea, Nature's little helpersResumen
Cruzando criaturas imaginárias e fantásticas, ciência genética e relações de ética e empatia, a australiana Patricia Piccinini (1965) apresenta seres monstruosos que são resultados possíveis da mistura do DNA humano com o animal e convida o espectador a pensar sobre o lado afetivo de tais seres ao colocá-los em situações da vida mundana. Abordando o conhecimento científico de modo mitológico, a artista tece uma ponte com o passado ao produzir um bestiário de criaturas que convidam à reflexão de temas atuais. Pensando nisso, este artigo pretende apresentar a poética de Patricia Piccinini, estabelecendo uma relação anacrônica entre sua série de trabalhos Nature’s little helpers e a literatura medieval dos bestiários, eclodida durante a Idade Média. Para tal, propõe-se uma digressão história que evidencie as possíveis correlações entre a obra desta artista contemporânea e produções artísticas do passado.
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