Aberturas e atravessamentos

poéticas da ação na arte hoje

Autores/as

  • Maria Elisa Martins Campos Amaral Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v16n1a2020-51491

Palabras clave:

arte, espaço público, ativismo, fronteiras, cotidiano

Resumen

O sentido da abertura e do atravessamento vem explicitar nesse artigo o potencial de muitas manifestações artísticas ativadas nos espaços públicos, nos conduzirem a interações multidisciplinares e contaminações com a cidade e o espaço social, através de ruídos e provocações diversificadas. Três iniciativas de artistas de Belo Horizonte, uma em forma de edital aberto em três versões consecutivas a coletivos e artistas individuais, auxiliam essa reflexão, buscando apontar a diversidade de possibilidades, ferramentas e condutas artísticas que se apropriam de circunstâncias rotineiras e por vezes banais, para mergulharem de forma contundente, poética e crítica, no cotidiano das cidades. O Caso Vecana, elaborado pelo Coletivo Marimbondo, algumas das experiências encampadas pelo artista Paulo Nazareth e o projeto Muros: Territórios Compartilhados, são os estudos de caso apresentados e é dentro desse breve conjunto que se propõe questionar fronteiras geopolíticas e artísticas que, na atualidade se encontram visivelmente borradas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Elisa Martins Campos Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais

Artista-pesquisadora, graduou-se em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado / SP (1986), Mestre em Arte pela Escola de Belas Artes da UFMG (2001) e Doutorado em Arte pela mesma Escola (2011), com pesquisa sobre a materialidade da imagem na arte, realizando estágio (bolsa PDEE/CAPES) na Université Paris8, Saint Denis, FR.

Publicado

2020-07-23

Cómo citar

AMARAL, M. E. M. C. Aberturas e atravessamentos: poéticas da ação na arte hoje. ouvirOUver, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 174–187, 2020. DOI: 10.14393/OUV-v16n1a2020-51491. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/51491. Acesso em: 27 jul. 2024.