Abiku, nascido para morrer

A fotografia de Rotimi Fani-Kayode

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n1a2021-51481

Palabras clave:

Rotimi Fani-Kayode, Fotografia, arte diaspórica, necropolítica, Aids

Resumen

Os retratos do corpo negro e homossexual se apresentam na obra fotográfica do artista nigeriano Rotimi Fani-Kayode, falecido em decorrência da pandemia de Aids em seu início, como um registro poente de esvaecimentos e êxtases, repleto de encruzilhadas que empurram o uso biopolítico da mortalidade em direção ao consumo necropolítico da mortandade, e abrem dignas intersecções entre sexo e morte, emulando o encontro entre os destinos da diáspora e da fatalidade; e triangulando negritude, homossexualidade e enfermidade, bem como identidade, política e espiritualidade iorubá.

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Biografía del autor/a

José Roberto Schneedorf Ferreira da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte MG, Brasil

Natural de São Bernardo do Campo, São Paulo, 1973. Artista plástico, pesquisador e professor de Gravura (Xilogravura e Serigrafia) na Universidade do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Doutorando em Artes, com Mestrado em Artes Visuais (2009) e Bacharelado em Belas Artes (Habilitação em Desenho, 1994; Habilitação em Gravura, 1996), produzindo principalmente desenhos e gravuras, e expondo-os desde 1994. Vive e trabalha em Belo Horizonte, Minas Gerais.

AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL: Professor do Departamento de Disciplinas Tridimensionais e Artes Visuais da Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais; Doutorando do PPGA da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2021-09-25

Cómo citar

SCHNEEDORF FERREIRA DA SILVA, J. R. Abiku, nascido para morrer: A fotografia de Rotimi Fani-Kayode. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 67–83, 2021. DOI: 10.14393/OUV-v17n1a2021-51481. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/51481. Acesso em: 21 dic. 2024.