O tempo redesenhado: tramas da imagem

Autores/as

  • Rodrigo Freitas IARTE/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV23-v14n2a2018-5

Resumen

Esse texto investiga as relações entre imagem e tempo a partir de alguns trabalhos da artista inglesa Tacita Dean, nos quais o desenho se vê atravessado por temporalidades outras, resultantes do diálogo como a fotografia, o cinema, e a própria pintura. Pensar a imagem em trânsito por diferentes meios é uma maneira de desestabilizar a percepção linear do tempo, pois nesses deslocamentos ela se apresenta como uma constelação de tempos heterogêneos. Para além do diálogo que as obras possam estabalecer com outros campos do conhecimento (cinema, fotografia, pintura), a própria imagem, por mais antiga que seja, sempre reconfigura o presente no qual se apresenta. Diante dela somos confrontados com uma memória que nos antecede e com uma possibilidade de futuro que também nos ultrapassa. Na tremulante presença da imagem, o que se apresenta é o nosso próprio desaparecimento. Esta é a sua abertura dilacerante, que inevitavelmente nos coloca também diante do tempo.

Palavras chave:

Tacita Dean, imagem, tempo.

ABSTRACT

This article investigates the relations between image and time, taking as object of study some works of the English artist Tacita Dean. In her works the drawing is crossed by other temporalities, resulting from the possible dialogue with photography, cinema, and also painting. Thus, we can understand that the moving image by different media destabilizes the linear perception of time. In these displacements the image presents itself as a constellation of heterogeneous times. Besides the dialogue that these works can establish with other fields of knowledge (cinema, photography, painting), image, however ancient, always reconfigures the present in which it presents itself. As spectators we are confronted with a memory that precedes us and with a possibility of future that surpasses us. In the flickering presence of the image, what appears is our own disappearance. This is the image's lacerating opening, which inevitably also places us before the time.

Key words:

Tacita Dean, image, time.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Freitas, IARTE/UFU

Rodrigo Freitas graduado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais com habilitação em pintura (2006) e em gravura (2008). Possui mestrado e doutorado em Artes pela mesma instituição (2016). Atualmente é professor do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, participa do NUPPE (Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino) e pesquisa a relação entre imagem e tempo a partir da prática pictórica em diálogo com diversos meios de criação e difusão da imagem.

Publicado

2018-11-28

Cómo citar

FREITAS, R. O tempo redesenhado: tramas da imagem. ouvirOUver, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 322–328, 2018. DOI: 10.14393/OUV23-v14n2a2018-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/44516. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê:Sensações cinéticas: Palatnik e o movimento como tema nas artes visuais