LA ESCENA IBEROAMERICANA. COLOMBIA DEL TEATRO EXPERIMENTAL AL NUEVO TEATRO, 1959-1975

Autores/as

  • Cláudia Montilla

Palabras clave:

teatro, experimentação, modernidade, política, crítica

Resumen

O artigo defende uma história do teatro na Colômbia que se abstém de inclinações partidaristas e disfarces ideológicos. A partir de uma revisão bibliográfica da literatura sobre o teatro colombiano entre o final da década de 50 e o momento presente critica a ênfase em aspectos que desconhecem elementos fundamentais da atividade dos grupos pioneiros da modernidade teatral colombiana, TEC e La Canderária. O artigo sugere que a verdadeira modernização do teatro colombiano se inicia com a Geração da Violência, no inicio dos anos 50, e não na década de 70 como sustenta a maioria dos teóricos e críticos, os quais centram a modernização na década de 1970 e no surgimento do chamado Nuevo Teatro. A profissionalização da atividade teatral, a mudança nas concepções de ator, diretor, dramaturgo e público, o renovado sentido político e a reflexão sobre os espaços cênicos, são então considerados um produto do teatro experimental que se realiza entre 1950 e 1975. Nesse sentido, estima-se que o Nuevo Teatro mais que o inicio de um grande momento foi o fim de uma vanguarda.

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Biografía del autor/a

Cláudia Montilla

Profesora asociada de la Universidad de los Andes. Estudió Filosofia y Letras (1987) en la Universidad de los Andes, en Bogotá

Publicado

2008-03-19

Cómo citar

MONTILLA, C. LA ESCENA IBEROAMERICANA. COLOMBIA DEL TEATRO EXPERIMENTAL AL NUEVO TEATRO, 1959-1975. ouvirOUver, [S. l.], v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/429. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos