Uma aproximação entre a história da música e da pintura através de Arthur Danto

Autores/as

  • Juliane Cristina Larsen Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Simone Daniele Schepp Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Curitiba - Campus II

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV19-v12n2a2016-12

Palabras clave:

Arthur Danto, Pesquisa em Artes, Arte Pós-histórica

Resumen

Neste artigo comentamos brevemente a ideia de "fim da arte", desenvolvida por Arthur Danto em Após o fim da Arte: A Arte contemporânea e o limite da história. Discutimos seu significado para a história da arte, e sua origem no panorama das artes visuais nos anos 60 do século passado. Em seguida efetuamos um paralelo entre a história da música e a história da arte, com o objetivo de verificar se a ideia de "fim da arte" se aplicaria também à música. Concluímos que a nova situação em que se encontram, tanto a música quanto as artes visuais, a partir dos anos 1960, requer uma transformação também na maneira como suas histórias são escritas e incitam à reflexão sobre os próprios conceitos de arte e música.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliane Cristina Larsen, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professora assistente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Doutoranda em Musicologia pela Universidade de São Paulo.

Simone Daniele Schepp, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Curitiba - Campus II

Bacharel em Filosofia, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Publicado

2016-12-16

Cómo citar

LARSEN, J. C.; SCHEPP, S. D. Uma aproximação entre a história da música e da pintura através de Arthur Danto. ouvirOUver, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 406–417, 2016. DOI: 10.14393/OUV19-v12n2a2016-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/31237. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Interfaces das Artes