Noel Rosa - um percurso sonoro em Belo Horizonte

Autores/as

  • Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV17-v11n2a2015-13

Palabras clave:

Noel Rosa, Belo Horizonte, memória, percurso sonoro.

Resumen

Na década de 1930, Noel Rosa, o poeta boêmio do Rio de Janeiro, mais precisamente de Vila Isabel, passou alguns meses em terras belo-horizontinas. A Belo Horizonte de hoje sofreu transformações, tornou-se diferente daquela de Noel Rosa. Mas, a partir do conceito de percurso sonoro, propomos uma reflexão sobre a ação de se apropriar sonora e fisicamente daqueles percursos que poderiam ser os mesmos daqueles passos de outrora do famoso artista da música popular brasileira. Portanto, de acordo com essas propostas de apropriação do espaço urbano, o flâneur -ouvinte segue os passos de Noel pela cidade guiado por uma narrativa sonora constituída por diversos "relevos sonoros", tais como a performance da voz, as canções do compositor e os elementos que constituem a paisagem sonora urbana. Tal percurso sonoro permite ao flâneur- ouvinte uma transposição no tempo, para Belo Horizonte de 1930, cujos vestígios continuam presentes na paisagem urbana contemporânea.

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Biografía del autor/a

Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Departamento de Comunicação - área Som e Sentido

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

MELLO VIANNA, G. V. G. de. Noel Rosa - um percurso sonoro em Belo Horizonte. ouvirOUver, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 478–490, 2015. DOI: 10.14393/OUV17-v11n2a2015-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/31006. Acesso em: 27 jul. 2024.