The presence of ballet technique in Porto Alegre and its relation to european culture

Autores/as

  • Silvia Susana Wolff Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline Nogueira Haas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Julia Ziviani Vitiello Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV18-v12n1a2016-13

Palabras clave:

Pesquisa em Artes

Resumen

O principal objetivo deste texto é investigar a técnica do ballet e sua presença em Porto Alegre, explorando sua relação com a cultura europeia. Este estudo inclui a trajetória do ensino do ballet na cidade de Porto Alegre, no século XX, e sua relação com a influência da cultura europeia no sul do Brasil. A pesquisa se caracteriza como qualitativa com o uso de fontes bibliográficas e da história oral, onde foram realizadas entrevistas com professores de ballet. O estudo detectou uma predominância de um ideal estético e uma mentalidade originados na metodologia de ballet europeia (especialmente através do método russo de ballet), herdado, no Brasil, através da colonização europeia e outras migrações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvia Susana Wolff, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Bacharelado em Dança, Universidade Federal de Santa Maria. Grupo de Estudos em Arte, Corpo e Educação.

Aline Nogueira Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Curso de Licenciatura em Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Grupo de Estudos em Arte, Corpo e Educação.

Julia Ziviani Vitiello, Universidade Estadual de Campinas

PhD in Education, State University of Campinas (UNICAMP); Master in Arts/Dance, New York University; professor at UNICAMP, active both in Graduate and Post Graduate courses at the Performing Arts Program from UNICAMP.

Publicado

2016-10-13

Cómo citar

WOLFF, S. S.; HAAS, A. N.; VITIELLO, J. Z. The presence of ballet technique in Porto Alegre and its relation to european culture. ouvirOUver, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 208–217, 2016. DOI: 10.14393/OUV18-v12n1a2016-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/30022. Acesso em: 6 oct. 2024.