O corpo fragmentado e recriado no cinema dos irmãos Dardenne
Palabras clave:
Corpo, Cinema, Representação, Paisagem.Resumen
Os premiados belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne sempre impressionam o mercado cinematográfico mundial com suas obras marcadas por forte impacto, por uma estética seca e crua, livre de efeitos visuais, diálogos complexos, cenários ricos ou trilha sonora marcante. Suas temáticas são sempre fortes: imigrantes ilegais na Europa (A promessa, O silêncio de Lorna), gravidez na adolescência (A criança), a perda de um filho (O filho). Por isso seu cinema é muitas vezes tido como documental. Proponho o entendimento de alguns filmes como narrativas do corpo, que cria seus conteúdos e comunica suas emoções em paisagens que correspondem aos seus próprios estados corpóreos. Este artigo comenta as obras O filho (2002) e A criança (2005), de acordo com os tratamentos estéticos e de direção dos personagens, que nos levam a redimensionar conceitos como representação, tragédia e ficção na dramaturgia audiovisual.Descargas
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