Contribuições de Pierre Bourdieu para o ensino contemporâneo de Arte - cultura e educação estética no contexto da massificação do acesso a escolarização no Brasil
Palabras clave:
Capital Cultural, Fotografia, Educação Estética, Massificação.Resumen
Este artigo analisa a experiência de pesquisa e intervenção-arte-educação realizada na Vila Santa Maria, município de Paranaguá - PR, Brasil, entre 2008 e 2009, tendo como fundamentação teórica estudos relacionados à teoria de Pierre Bourdieu, com ênfase no conceito de capital cultural. Para tanto, será apresentado o processo e suas metodologias, bem como discutido parte dos resultados, obtidos com ênfase nos aspectos relacionados à cultura e à educação estética. Em termos de apontamentos finais, busca-se explicitar a relação entre a insuficiência de capital cultural e as dificuldades com o processo de escolarização das camadas populares no contexto da massificação do acesso ao ensino público no Brasil, especialmente a partir do final dos anos de 1980.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.