Contribuições de Pierre Bourdieu para o ensino contemporâneo de Arte - cultura e educação estética no contexto da massificação do acesso a escolarização no Brasil

Autores

  • Carlos Weiner Mariano de Souza Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Capital Cultural, Fotografia, Educação Estética, Massificação.

Resumo

Este artigo analisa a experiência de pesquisa e intervenção-arte-educação realizada na Vila Santa Maria, município de Paranaguá - PR, Brasil, entre 2008 e 2009, tendo como fundamentação teórica estudos relacionados à teoria de Pierre Bourdieu, com ênfase no conceito de capital cultural. Para tanto, será apresentado o processo e suas metodologias, bem como discutido parte dos resultados, obtidos com ênfase nos aspectos relacionados à cultura e à educação estética. Em termos de apontamentos finais, busca-se explicitar a relação entre a insuficiência de capital cultural e as dificuldades com o processo de escolarização das camadas populares no contexto da massificação do acesso ao ensino público no Brasil, especialmente a partir do final dos anos de 1980.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Weiner Mariano de Souza, Universidade de São Paulo

Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em Música no século XX

Downloads

Publicado

2012-05-28

Como Citar

SOUZA, C. W. M. de. Contribuições de Pierre Bourdieu para o ensino contemporâneo de Arte - cultura e educação estética no contexto da massificação do acesso a escolarização no Brasil. ouvirOUver, [S. l.], v. 7, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/17191. Acesso em: 23 maio. 2022.