Contribuições de Pierre Bourdieu para o ensino contemporâneo de Arte - cultura e educação estética no contexto da massificação do acesso a escolarização no Brasil

Autores

  • Carlos Weiner Mariano de Souza Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Capital Cultural, Fotografia, Educação Estética, Massificação.

Resumo

Este artigo analisa a experiência de pesquisa e intervenção-arte-educação realizada na Vila Santa Maria, município de Paranaguá - PR, Brasil, entre 2008 e 2009, tendo como fundamentação teórica estudos relacionados à teoria de Pierre Bourdieu, com ênfase no conceito de capital cultural. Para tanto, será apresentado o processo e suas metodologias, bem como discutido parte dos resultados, obtidos com ênfase nos aspectos relacionados à cultura e à educação estética. Em termos de apontamentos finais, busca-se explicitar a relação entre a insuficiência de capital cultural e as dificuldades com o processo de escolarização das camadas populares no contexto da massificação do acesso ao ensino público no Brasil, especialmente a partir do final dos anos de 1980.

Biografia do Autor

  • Carlos Weiner Mariano de Souza, Universidade de São Paulo
    Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em Música no século XX

Downloads

Publicado

2012-05-28

Como Citar

Contribuições de Pierre Bourdieu para o ensino contemporâneo de Arte - cultura e educação estética no contexto da massificação do acesso a escolarização no Brasil. ouvirOUver, [S. l.], v. 7, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/17191. Acesso em: 21 maio. 2025.