Corpo dramático existencial: atriz e educadora (entre)laçadas
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV13-v10n1a2014-4Palabras clave:
Teatro, Educação, FenomenologiaResumen
O presente texto revela uma experiência de entrelaçamento da atriz e da educadora observado no corpo da autora. Tal entrelaçamento é revelado na existência do outro. Esta pesquisa busca compreender as possibilidades de co-existência entre personas que co-habitam um mesmo indivíduo, no caso a própria pesquisadora. É um ensaio fenomenológico dirigido por Maurice Merleau-Ponty em diálogo com Jerzi Grotowski, Eugênio Barba, entre outros... Na tentativa de compreender as relações, singularidades e entrelaçamento entre atriz e educadora, surge a forma do texto dramático. As personagens se encontram em um café, conversam, percebem suas diferenças e semelhanças ao passo em que digerem a fenomenologia e se reconhecem na existência entrelaçada. ABSTRACT The present text reveals an experience of interaction between the actress and the educator, observed in the body of the author. Such an interlacement is revealed in the existence of others. This research looks to understand the means of coexistence between personas who exist in the same individual, in this case, the investigator herself. It is a phenomenological test directed by Maurice Merleau-Ponty in dialogue with Jerzi Grotowski, Eugênio Barba ... In an attempt to understand relations, singularities and interlacement between actress and educator, is the form of dramatic text. The characters are in a coffee, to talk, percept their differences and similarities while in that digest the phenomenology and recognize the existence interwoven. KEYWORDS Theatre, education, phenomenologyDescargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.