Arte Cinética e linguagem matemática: os desafios interdisciplinares de Jesús Soto
Palabras clave:
Arte Cinética, Arte e Ciência, Arte e Matemática, Jesús Soto, Arte Latino-americana.Resumen
Este artigo aborda os diálogos que o artista Jesús Soto — pioneiro da arte cinética — estabelece com a linguagem matemática, movido pelo desejo de atingir a máxima objetividade no processo criativo e de garantir à obra um alcance universal. Objetividade e universalidade são valores que Soto persegue ao longo da sua produção, impulsionado, basicamente, por uma confiança plena na ciência e nos seus princípios reitores. Assim, a matemática instaura-se como um importante recurso estrutural que o ajuda a gerar imagens independentes do seu universo subjetivo. Mais ainda, Soto insiste em concretizar a obra mediante uma linguagem que considera compreensível por todos (a abstração), e trabalha para que ela seja apreendida em seus aspectos mais essenciais. Para satisfazer os requerimentos de universalidade e objetividade, o artista apóia certos passos do processo criativo em fórmulas e relações matemáticas predefinidas ou em parâmetros gerados aleatoriamente.Descargas
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